Mais comentada

Você ainda não está pronto!

Você já pediu para assumir um novo cargo e ouviu "você ainda não está pronto"? Preparei este texto pra você!

Você é um ótimo funcionário, tem trabalhado bastante, entrega tudo com qualidade, tem um bom relacionamento com a equipe e com seu gestor. Você deseja subir mais um degrau na sua carreira e, quando a oportunidades aparece, você procura seu chefe para dizer que quer aquele cargo.
 
Depois de ouvir seu pedido e seus argumentos, seu chefe responde: "Que bom que você tem interesse na vaga e quer crescer na empresa, só que você ainda não está pronto para assumir esse cargo..."
 
Diante desta cena, cada pessoa pode reagir de uma forma: chorar, se revoltar, desdenhar, aceitar, engolir, ficar parado, sentir muita raiva. Quando isso aconteceu comigo, em 2008, eu chorei muito e fiquei me perguntando "por que não?". Naquele momento eu não tive a ideia de parar, pensar e simplesmente perguntar para o meu chefe: "o que falta?" Com certeza teria me poupado muito sofrimento!
 
É muito difícil receber um não, poucas pessoas estão preparadas para isso. O importante não é simplesmente aceitar o não e sim entender o motivo, o que faz com que você não esteja pronto para assumir o cargo.
 
Diante nesta situação, o melhor é respirar fundo. Inspirar e expirar longamente é o suficiente para impedir qualquer reação impulsiva e fazer você esfriar a cabeça. Se esse momento já passou e você não teve uma boa reação, marque uma conversa com seu chefe.
 
Olhe nos olhos do seu chefe e pergunte: "por que eu não estou pronto?".  Sem analisar ou tenta responder, ouça com atenção o que ele diz. Anote, peça exemplos, receba bem o feedback.
 
Faça um plano de ação: você já identificou as características e competências que estão faltando, agora pode traçar um plano para desenvolvê-las.
 
Você sabe como aprende melhor? Você prefere ler, fazer um curso, ouvir podcasts ou ter experiências impactantes? Ou que tal uma ajuda através de um processo de coaching?  Você também pode explorar a experiência do seu chefe e pedir que ele te oriente. Procure o melhor caminho pra você e corra atrás do que falta.
 
E o mais importante: quando estiver pronto, mostre! Seu gestor vai gostar de saber que o feedback que ele te deu foi importante e que você não vai perder a próxima oportunidade!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)
Tags: carreira competências desenvolvimento feedback