Você está preparado para ser um profissional multicarreira?

Neste artigo vamos falar sobre algo que até alguns anos atrás parecia algo de outro planeta: Multicarreiras. Mas o que isto quer dizer?

Segundo dados do Ministério do trabalho em 2015, sete em cada dez pessoas exerciam atividades diferentes das quais estudaram na universidade. Isto se deve ao mercado globalizado que está cada vez mais competitivo e instável, que exige resiliência e profissionais multifuncionais.

Mesmo a especialização sendo um grande diferencial, as pessoas estão buscando cada vez mais a aprendizagem contínua para acompanhar as mudanças do mundo do trabalho. Algumas exercem atividades sem remuneração inicial apenas pelo prazer de construir algo que faça sentido e julga importante para seu crescimento, seja ele pessoal ou profissional.

Na história temos personalidades que desenvolviam várias profissões, como por exemplo, Aristóteles, Da Vinci e Isaac Newton. O amor pelo trabalho muitas vezes supera o ganho financeiro e é muito fácil encontrarmos pessoas que possuem um ganha pão e praticam outras atividade como fonte de satisfação e desenvolvimento das suas aptidões. E não é incomum que numa situação de desemprego involuntário façam destas a sua fonte de renda e empreendem por necessidade.

O desenvolvimento de atividades paralelas gera uma agenda cheia de compromissos e com isto, o profissional precisa exercer a organização e disciplina para não comprometer as suas entregas.

O exercício do autoconhecimento constante para descobrir e ampliar as aptidões, aliado com comprometimento e motivação geram profissionais engajados com seu desenvolvimento, adquirindo novas habilidades e relacionamentos, além da criação de um forte networking. Essa é uma das tendências de trabalho que devemos estar mais atentos para não ficarmos para trás.

Agora me conta, você exerce mais de uma profissão ao mesmo tempo?
Me conta a sua experiência!

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: multicarreira profissional tendencias

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração