Mais comentada

Você planejou sua carreira ou apenas seguiu trabalhando, esperando que algo acontecesse?

Gerenciamento de carreira não é uma ciência exata e um bom planejamento contribui bastante para conseguir alcançar seu objetivo, além de preparar você para superar eventuais "fracassos"

iStock

"As pessoas devem assumir a responsabilidade pela gestão das suas carreiras." - Robert Steven Kaplan (Professor Emérito da Harvard Business School para Desenvolvimento de Liderança)

Tudo em sua vida é sua responsabilidade, inclusive sua carreira!

Você é o que merecer ser!

Você tem o que merece ter!

Você está onde merece estar!

As afirmações acima são duras e, inicialmente, há uma certa resistência em você aceitá-las. Entretanto, se analisar racionalmente, verá que não há do que reclamar. Se planejou e está satisfeito, precisa continuar planejando. Se planejou e os resultados não foram os esperados, precisa rever o planejamento com urgência. Se não planejou, apenas trabalhou contando com a sorte na esperança de que algo acontecesse, precisa começar a planejar com urgência. Nos dois últimos casos, ainda há tempo!

Evite ficar reclamando e procurando culpados pelos seus resultados ou, ainda, pelos seus próprios fracassos, pois continuará a ter os mesmos resultados e fracassos. Precisa assumir a responsabilidade de mudar e melhorar, e rápido. Precisa descobrir onde está e onde quer chegar, pois “Pra quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve!” (filme Alice no País das Maravilhas).

Apesar de muitos não concordarem com a afirmação de que o fracasso faz parte do caminho para o sucesso e que não devemos evitá-lo, mas sim passarmos por ele o mais rápido possível, é importante reconhecer que todo fracasso também é uma oportunidade de aprendizado, e quanto antes fracassar e aprender, mais rápido chegará ao sucesso.

"O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo." - Winston Churchill

Portanto, ficar onde está pode ser menos sofrível e exigir menos esforço, mas o que te trouxe até aqui não lhe dá nenhuma segurança ou garantia de que você chegará muito mais longe. A única segurança é estar bem preparado para seguir adiante.

Estar bem preparado tem a ver com ter propósito, tem a ver com ser protagonista e tem a ver com ter foco em realizar.

Pense nos resultados que você obteria se tivesse um propósito bem claro e definido, se assumisse a responsabilidade (protagonismo) pela sua carreira e mantivesse o foco para realizar mais. Pense o quão entusiasmado você ficaria com esses resultados.

Torne-se o responsável pela sua carreira!

Planeje e defina novas metas (SMART*) para alcançar seu objetivo profissional.

O que está esperando?

"Cada minuto que você gasta planejando o faz economizar 10 minutos na execução. Isso lhe dá 1000% de retorno em energia!" - Brian Tracy

* SMART (Specific (Específica), Mensurable (Mensurável), Attainable (Atingível), Relevant (Relevante), Time Based (Com Prazo)).

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Carreira Coaching Planejamento SMART Sucesso

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração