7 dicas para ser uma pessoa positiva

Relembre hábitos fáceis de praticar para deixar seu dia mais leve e produtivo.

iStock

Eu ‘virei a chave’ há muito tempo e vivo me policiando para me manter uma pessoa positiva, mesmo diante de tantas notícias trágicas e problemas. Aliás, eu mudei minha história profissional, porque não suportava mais ter contato com tanta desgraça.

Como repórter de tv, durante 15 anos convivi diariamente com notícias negativas que acabaram contaminando a minha energia. Então, eu disse: chega! Eu não aguentava mais. Eu realmente precisava fazer algo que contribuísse com a vida das pessoas.

Depois que pedi demissão, saí do Jornalismo de redação e montei meu próprio negócio, eu  me conscientizei de que o melhor a fazer era focar no positivo. Confesso que duvidei um pouco no início; parecia uma estratégia furada. Claro que só pensar positivamente e não se mexer para fazer algo melhorar, não vai surtir efeito algum. Eu descobri que tem que ser uma combinação entre o plano adequado, determinação e disciplina, além de um discurso bem positivo.

Até já escrevi um ebook que você pode baixar aqui gratuitamente com ‘5 Dicas para Usar a Comunicação a Favor da Felicidade’, porque realmente acredito que a palavra tem poder e deve ser usada de forma estratégica para benefício próprio e bem-estar de todos.

A busca pelo autoconhecimento também me ajudou a perceber que tudo depende de mim, por isso tomei a decisão de fazer diferente a partir da percepção de alguns aspectos que antes eu não notava.

Depois de testar, praticar e remodelar vários comportamentos, reuni aqui os mais relevantes para compartilhar. Quem sabe eles podem inspirar você a fazer diferente para conseguir resultados diferentes também na sua forma de se comunicar. São atividades fáceis de colocar em prática para evitar as desculpas (também chamadas de sabotadores) que podem impedir que o plano dê certo.

Se você aceita o desafio, mãos à obra. Vamos começar agora?

Confira abaixo o que você pode fazer a partir deste momento para tornar seu dia mais leve, se comunicar positivamente e impactar de forma produtiva na vida das pessoas. 

  1. NÃO SE APROFUNDE EM NOTÍCIAS RUINS  Definitivamente não é nada útil assistir a mesma notícia várias vezes, ainda mais se ela trouxer conteúdo negativo. Questione seu hábito para avaliar se precisa mesmo continuar ligando a tv todos os dias no mesmo noticiário para consumir lixo. Como o tempo que temos é preciso, convém utilizá-lo da forma mais produtiva possível;

  2. SELECIONE AS COMPANHIAS  Até seu amigo de infância pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento se ele for o reclamão da turma. Converse com ele e sugira que comece a ver o lado bom das situações e pessoas, mas se ele insistir na vibração negativa, procure novas amizades que ofereçam energia boa pra você;

  3. SORRIA MAIS  Você já ouvir falar que sorrisos abrem portas, mas não é só isso: sorrir promove o movimento de 73 músculos da face e estimula o cérebro a liberar endorfina e serotonina, hormônios que contribuem para o bem-estar;

  4. SÓ USE PALAVRAS POSITIVAS  As palavras têm poder. Experimente para conferir o quanto o vocabulário positivo pode mudar a sua vida. Ouça o que diz para modificar os hábitos de reclamar, destacar o que é negativo ou só dizer NÃO;

  5. NÃO FAÇA JULGAMENTOS  Quando você julga o outro, está ressaltando só o que ele tem de negativo, sob o seu ponto de vista e se comparando. Procure olhar os pontos positivos nele e em você também para tirar melhor proveito dessa observação;

  6. APRENDA EM TODAS AS SITUAÇÕES  Mesmo os momentos mais tristes têm algo a nos ensinar. O que você pode aprender com todas as situações? Tendo sempre o foco no positivo, você passa até a agradecer por acontecimentos inesperados e que, a princípio, deixaram você sem chão, mas que trouxeram uma lição, um aprendizado;

  7. REAVALIE O PRECONCEITO  Muitas vezes estamos tão acostumados a praticar o preconceito que nem percebemos. Além do risco da gafe, o preconceito é resultado de uma visão arrogante de que o seu padrão (seja ele qual for, em qualquer sentido) é melhor do que o do outro. Procure praticar a empatia e coloque-se no lugar do outro para evitar essa prática.

Gostou dessas dicas? Espero que pra você faça sentido colocá-las em prática para se desconectar da negatividade do mundo e prosperar em todas as áreas da vida ainda mais.

 

Avalie este artigo:
(4)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching comunicação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração