Mais comentada

A opinião dos outros é importante?

Vivemos em sociedade e a opinião dos outros pode ser importante, desde que venha para somar.

A opinião dos outros pode ser muito importante, mas também pode ser um grande limitador. Em alguns casos, deixa-se de fazer o que se deseja para agradar o próximo. Deixa-se de buscar um sonho porque alguém emitiu uma opinião contrária. Chega-se ao ponto de pensar nos outros até para atividades da vida diária.

Falando em opinião dos outros, talvez você tenha conhecimento de alguém que decidiu seguir uma carreira baseado na opinião dos pais. Conhece?

Conversando com uma amiga sobre a opinião dos outros, ela mencionou a questão do uso da bengala pelas pessoas com deficiência visual. Assim como eu, ela perdeu a visão na vida adulta e a primeira vez que precisei utilizar a bengala, para me guiar, confesso que a sensação foi estranha. Imagino que seja normal acreditar na esperança que a perda da visão seja reversível e quando inicia-se o treinamento de mobilidade, onde faz-se o uso da bengala, são dois sentimentos: o primeiro é aceitar aquela situação. É um conflito interno. Tem-se a sensação que a partir daquele momento você assume a condição de pessoa com deficiência. E o segundo sentimento, é a opinião dos outros. O que vão pensar de mim com essa bengala? Uma mistura de vergonha com insegurança. Entendo que para cada pessoa são sensações distintas, porém nessa conversa percebi uma manifestação clara da opinião dos outros em meu comportamento.

Hoje estou bem resolvido com essa questão, e não me incomodo com o que os outros irão pensar ao me ver com a bengala. E assim como eu passei por isso, talvez você também já tenha passado por algo semelhante. Pessoas deixam de ir a algum lugar que gostariam, não vestem uma roupa por receio ou alteram sua rotina preocupadas com a opinião dos outros. Pode-se dizer que vivem em função dos outros, fazem de tudo para agradar ao próximo e acabam prejudicando a si mesmas.

Duas dicas que vou compartilhar com você são:

A primeira é você saber ouvir o que o outro tem a dizer.

A opinião dos outros pode ser de grande valia e uma troca de informações enriquecedora para basear sua decisão. Deve-se tomar muito cuidado para ser algo que realmente agregue e não prejudique sua vida pessoal ou profissional. Buscar diferentes pontos de vista é importante, e se for uma opinião especializada, a probabilidade de ser útil aumenta bastante.

A segunda dica é que cada pessoa tem suas próprias experiências de vida e que a opinião emitida, provavelmente será baseada nessas experiências.

Atualmente é mais fácil identificarmos julgamentos ao invés de um entendimento da situação, por isso muitas opiniões são vagas. Entender o porquê e as motivações farão toda a diferença. Saiba filtrar a opinião dos outros e releve apenas aquelas baseadas em julgamentos. Valorize as que vem de um entendimento.

Steve Jobs disse: Não deixe o barulho da opinião dos outros abafar sua voz interior. E mais importante, tenha a coragem de seguir seu coração e sua intuição. Eles, de alguma forma, já sabem o que você realmente quer se tornar. Tudo o mais é secundário.

Se você acha que esse texto pode ajudar alguém, compartilhe com seus amigos.

Grande abraço e até semana que vem!

 

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: dicas Importante Opinião Saber ouvir

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração