Mais comentada

A organização como função administrativa

No contexto atual, os processos de tomada de decisão em uma empresa são bastante dinâmicos e eles podem impactar não só a sua estrutura organizacional, mas, também, o ambiente no qual ela está inserida.

Carlos Cesar,

No contexto atual, os processos de tomada de decisão em uma empresa são bastante dinâmicos e eles podem impactar não só a sua estrutura organizacional, mas, também, o ambiente no qual ela está inserida. Isto porque as organizações são entidades sociais e, como tais, interferem e moldam a vida das pessoas (ambientes interno/externo) de diversas maneiras. E, da mesma forma que influencia a sociedade é, também, por ela influenciada. E essa interação é fator determinante para a sua sobrevivência (ou não). 


Diante dessa realidade cada vez mais complexa, mutável, incerta e instável, as organizações devem se modificar continuamente, adaptarem-se e estarem sempre em sintonia com o ambiente. Sabendo se apropriar dos sinais por ele emitidos (informações), interpretá-los e transformá-los (resposta) para se anteciparem e superarem as suas expectativas e não serem por ele surpreendidas. E este é o papel atual do administrador: estar sensível às tendências e reagir ao ambiente, tomando decisões seguras e assertivas a fim de garantir o sucesso da empresa em um futuro incerto. Pois, segundo Daft (2002:122), "o ambiente externo, incluindo a competição global, é a fonte das principais ameaças com que se defrontam as organizações atuais. O ambiente muitas vezes impõe restrições importantes sobre as decisões que os gerentes tomam para a organização." 


Não por acaso, as empresas estão, mais do que nunca, valorizando decisores comprometidos, que levam em consideração aspectos do seu cotidiano, da sua cultura, do que é lícito e bom para todos e que tragam esses valores para o ambiente corporativo na hora de tomarem suas decisões. 


Portanto, cabe aqui um conselho: "antes de decidir, olhe ao seu redor, analise os riscos, reflita em todas as probabilidades, crie novas alternativas e faça a sua escolha ser a melhor em sua decisão." Agindo assim, o tomador de decisão garantirá, não apenas a sobrevivência da organização, mas também, o seu próprio sucesso. 

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração de empresas ambientes corporativos. estruturas organizacionais função administrativa processos decisórios tomada de decisão

Vagas de trabalho