A SIPAT como ação de prevenção

Entenda a importância da SIPAT como uma das ações que a CIPA realiza anualmente para promover orientação e conscientização sobre saúde e segurança para os funcionários.

A SIPAT é um evento anual obrigatório realizado por empresas e fábricas, de grande ou pequeno porte, como recomendação das Leis Trabalhistas. Trata-se de um evento organizado pelo SESMT e CIPA.

O objetivo da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, é levar ao trabalhador informações que o façam refletir sobre seu comportamento em relação aos riscos com a saúde e segurança na empresa.

A importância de uma SIPAT bem organizada

Os membros do SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, devem ser profissionais da saúde contratados pela empresa, já, aqueles que integram a CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, são, por sua vez, funcionários da empresa selecionados pelos seus empregadores através de votação.

Durante todo o ano, estas duas equipes deverão observar e compreender de perto as maiores necessidades dos trabalhadores em relação à prevenção de acidentes e saúde no ambiente de trabalho.

Reconhecendo os riscos do ambiente de trabalho

Ambientes de trabalho onde o manuseio com máquinas se faz essencial para a confecção de produtos, geralmente oferecem riscos ao trabalhador.  Portanto, é imprescindível que este trabalhador reconheça tais riscos e utilize as recomendações de segurança para se prevenir contra possíveis acidentes. A SIPAT é a maneira mais eficiente de fornecer todo o conhecimento necessário em prol da prevenção de acidentes no trabalho, e por isso deve ser muito bem programada.

Durante o evento, que deve ter duração de cinco dias, convém oferecer um cronograma interessante com palestras, peças teatrais e dinâmicas de grupo com conteúdo educativo, provocativo e que promova a integração. Muitas vezes, somente o ato de informar não é suficiente para causar uma reflexão profunda entre os trabalhadores. É preciso desenvolver os temas com certa criatividade. Por isso, muitas empresas estão aprimorando a SIPAT. Elas estão trazendo até o evento, dinâmicas cada vez mais eficazes.

Saúde e bem estar

A saúde e o bem estar do trabalhador também são temas importantes a serem ressaltados numa SIPAT.

A má alimentação, os maus hábitos, a falta de motivação, e a dependência química, podem comprometer o seu bom desempenho na empresa. Além disso, o estresse é uma das maiores causas de doenças entre os seres humanos, pois é um estado de transtorno mental que afeta o nosso sistema imunológico e prejudica a nossa saúde física.

Temas como, saúde financeira, sexualidade e prevenção de doenças, estão entre aqueles recomendados para dar apoio ao trabalhador que enfrenta problemas nestas áreas e são temas cada vez mais atuais e que valem a pena serem tratados no evento.

A SIPAT como meio de prevenção

Vale a pena apostar na SIPAT como meio de prevenção para as empresas. A prevenção auxilia na recuperação do desempenho dos trabalhadores, promove a autoconfiança, estimula o uso de utensílios de segurança, gera integração entre as equipes e, beneficia a empresa de diversas maneiras.

As empresas que se dedicam a oferecer uma SIPAT de qualidade e com boa organização, podem sofrer menos com problemas na produção, percebem uma redução no número de ausências entre os trabalhadores e ao mesmo tempo um aumento na sua produtividade, gastam menos com processos por acidentes no trabalho e, geram lucros expressivos.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: cipa nr 05 prevenção de acidentes semana interna de prevenção de acidentes sipat

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração