Mais comentada

Ame e corra o risco !

A importância dos 3 primeiros anos de vida para o desenvolvimento da inteligência emocional e de toda personalidade da criança.

Durante os 3 primeiros anos de vida do seu filho ame muito, proteja muito, cuide muito, abrace muito, beije muito, brinque muito, ria muito, cante muitas cantigas juntas, mime muito. Entenda e compreenda por completo esse pequeno e indefeso ser que ainda está em desenvolvimento e precisa de todo amor do mundo.

Mas entenda todos os riscos que isso envolve. Citarei alguns:

- Você corre o risco de construir uma base forte, sólida, como uma casa em seu início que tem toda estrutura necessária para se contruir depois  quantos andares forem necessários. Isso vale para seres humanos bem estruturados emocionalmente que saibam enfrentar as adversidades com maestria e equilíbrio.

- Você corre o risco de formar uma personalidade completa sem vazios que no futuro podem ser preenchidos com drogas ou bebidas.

- Você corre o risco de ajudar a construir um ser humano com inteligência emocional, capaz de compreender os outros, de ter empatia e compaixão, de ter relacionamentos saudáveis e duradouros.

- Você corre o risco de perder o sentimento de culpa que todos pais sentem por não ter dado amor suficiente e ser capaz de exigir disciplina na hora certa, ou seja, exigir mais quanto maior se torna a criança. Essa criança se tornará um adolescente com regras e disciplina pois você saberá impo-lás com amor e na hora certa, sem culpas.

- Você corre o risco de mudar e quebrar ciclos que vem de geração em geração e formar um futuro melhor com seres mais equilibrados e inteiros, capazes de pensar e de fazer o bem.

- Você corre o risco de criar um ser humano que goste de trabalhar, que sinta paixão por realizar coisas, que goste de ajudar porque seu inconsciente foi preenchido desde a infância e ele sente que nada lhe falta e sente prazer em dar e compartilhar conhecimentos e coisas.

- Você corre o risco de, na velhice, ter uma pessoa que te ajude e te ame tanto quanto foi amado porque o bom exemplo edifica, agrega e constroe.

- Você corre o risco de sentir orgulho e satisfação por ter cumprido de maneira simples e eficaz a mais importante missão na Terra: ser pai, ser mãe, e guiar pelos caminhos do bem e do amor um outro ser humano que lhe foi confiado.

- Você corre o risco de perceber no futuro que esses 3 anos que você acha hoje que foram desperdiçados ou perdidos para cuidar inteiramente de uma criança e se dedicar a ela por inteiro vendo- a como prioridade absoluta foram na verdade os mais importantes e bem aproveitados de toda sua vida.

Se você acha que vale a pena, ame e corra o risco!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)