Autossabotagem: atraso de vida

Tudo vira frustração, pois mesmo com tudo no papel, o ano novo chega e simplesmente não conseguimos realizar nada disso. Por quê?

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A autossabotagem acontece quando a mente luta contra você. Ela cria obstáculos que impedem a realização de tarefas ou planos, compromissos, metas, sonhos e objetivos. Esses comportamentos são autodestrutivos e acabam por frear o seu desenvolvimento em diversas áreas da vida.

Sabemos o que deve ser feito, inclusive como fazer, mas ao mesmo tempo que queremos mudanças e atitudes, nosso inconsciente ainda não está preparado para isso.

Exemplos de autossabotagem:

Só mais 5 minutinhos: Este é um exemplo de autossabotagem. Você sabe que deve acordar pela manhã e ir trabalhar. Mas, você não gosta de acordar cedo, então fica “enrolando” até não ter outra escolha a não ser levantar e sair.

Só hoje posso tomar um refrigerante: Outro exemplo é quando você define uma dieta onde um refrigerante, salgados e doces devem ser evitados. Mas, quando sai com amigos, você simplesmente passa por cima dessa regra e de certa forma, “atrasa” seu planejamento de dieta.

Depois eu faço: A procrastinação é líder na autossabotagem. Você sabe que precisa estudar para aquela prova da faculdade, mas vem os amigos e te chamam para jogar bola. A consequência você já sabe, o dia termina e os livros continuam fechados.

Existe solução para a autossabotagem?

Como muita coisa na vida e nos processos de desenvolvimento, a autossabotagem é um comportamento repetido de forma frequente e espontânea. Tudo o que se torna hábito, fazemos de forma inconsciente.

Por mais difícil que seja acordar cedo, fazer regime ou estudar para alguma prova, a autodisciplina e muita força de vontade é a única solução para a pessoa parar de se autossabotar, mesmo que precise da ajuda de algum profissional.

Conheça-se.

Tudo fica mais fácil quando se conhece seus anseios, medos, desejos e dificuldades. Quando cada um consegue identificar e trabalhar suas limitações, é como se organizasse a casa, separando o que é útil e o que não serve mais.

Defina seus objetivos.

Após conhecer seus desejos e trabalhar suas limitações. Trace metas diárias de atividades que você julga importante. Defina horários específicos e lugares para a execução de cada atividade, mas lembre-se de não forçar a barra. Comece devagar, se o objetivo é estudar para algum concurso, comece por estudar 30 minutos por dia, e vá aumentado o tempo até chegar ao tempo que julga necessário por dia. Isso é um plano de ação.

Não deixe para depois o que você pode fazer agora.

Logo após definir seu objetivo e plano de ação, coloque-o para funcionar! Encare as atividades como um caminho a ser percorrido em direção ao seu sonho. Não com pressões ou obrigações, mas busque fazer tudo de forma motivada, pensamento positivo e foco.

Enfim, a autossabotagem distancia você dos seus sonhos. Se você está percebendo que nunca consegue começar algo ou até mesmo não consegue terminar nada que começa, então é melhor fazer uma reflexão e perceber se você não está se auto-sabotando. Não importa a velocidade para alinhar as coisas, o importante é você saber para onde está indo.

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