Mais comentada

COACHBOOM! - A viralização exarcerbada da nova febre do momento a ser apresentada

Uma apresentação de maneira perspicaz da errônea viralização do Coaching no Brasil, e sua utilização para a alta performance.

Ultimamente o que mais vemos espalhado é Coaching, uma palavra de origem na língua inglesa, e que poucos sabem seu significado, representa uma metodologia eficaz que viralizou, erroneamente. O termo Coaching existe desde a idade média, mas iniciou-se com uma nova associação, a de uma metodologia, utilizada primeiramente nos esportes, onde foi trabalhada as fraquezas e limitações dos jogadores.

Contudo, tal metodologia foi estudada mais afundo e impulsionada para fora do contexto esportivo, passando para o desenvolvimento da alta performance. Hoje, o coaching pode ser utilizado por empresas e indivíduos que querem atingir suas metas, sendo totalmente eficaz. Pois, possui o intuito de passar o foco do problema para a solução, assim motivando os indivíduos para fazê-los ficar mais perto de seus objetivos.

No Brasil, a metodologia coaching se espalhou de forma irregular, pois pessoas que não possuem qualificação de uma certificação para poder atuar no mercado encontram-se em atuação. O que pode vir ser um problema para os clientes dos pseudoprofissionais, pois se usada da maneira incorreta, pode acarretar consequências indesejáveis. Todavia, há também instituições que vendem pacotes de formação em Coaching, mas que na verdade não passam de um conjunto de palestras motivacionais.

O Coaching se trata de uma metodologia eficaz que auxilia no desenvolvimento das pessoas, utilizando ferramentas e questionamentos para o atingimento de metas, proporcionando ao indivíduo o acesso à informações internas para seu desenvolvimento, afim de atingir a alta performance. Portanto, essa metodologia pode ser útil para o desenvolvimento de qualquer objetivo, basta procurar um Coach que possua uma formação adequada e começar o trabalho de desenvolvimento.

Contudo, mesmo a metodologia coaching voltada para o atingimento de metas e alcance da alta performance, o auxilio do profissional Coach refere-se ao apoio para a conclusão de seus objetivos e a modificação da sua conduta em relação às metas, portanto, pode ser útil até para o mais simples objetivo que queira ser trabalhado, como na área de relacionamentos e qualidade de vida.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Brasil carreira coaching comportamento conhecimento desenvolvimento educação empresa mercado produtividade profissionais profissional qualidade relacionamento

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração