Mais comentada

Como cultivar bons relacionamentos

É preciso ter ou desenvolver a capacidade de relacionar-se bem com as pessoas. Seja no trabalho, em família, na vizinhança, faculdades, curso, nas ruas, em todo lugar você está a todo tempo se relacionando com alguém

É preciso ter ou desenvolver a capacidade de relacionar-se bem com as pessoas. Seja no trabalho, em família, na vizinhança, faculdades, curso, nas ruas, em todo lugar você está a todo tempo se relacionando com alguém.  

Imagine a seguinte situação: A convivência em um condomínio, por exemplo; as pessoas ocupam o mesmo espaço, compartilham o mesmo quintal, piscina, brinquedos. Nesse espaço existem regras de convivência onde todos precisam respeitar e obedecer sob pena de multa.  O descumprimento dessas regras geram sanções em seus condôminos.  A convivência pacífica nesse ajuntamento é extremamente necessária.

Quer ser amado? Aprenda a tratar com amor. Quer ser respeitado? Aprenda a tratar com respeito. Quer ser ouvido? Aprenda a ouvir. Isto é uma regra de ouro, é importante que você compreenda que da forma que deseja ser tratado você precisa tratar os outros.

Abaixo estão descritas 5 dicas bem simples e que fazem muita diferença quando se trata de relacionamentos em qualquer ambiente.

1ª dica - Respeite o outro, mas respeite a si próprio também

Muitas vezes você respeita o outro e não a si próprio, isto não adianta, agindo assim você irá trazer frustração e desânimo.  É importante respeitar o outro e também a si mesmo. É preciso encontrar o equilíbrio de respeitar seu próximo e a si mesmo. Passar por cima dos seus valores só para fazer o outro feliz com você isso irá prejudicar esse relacionamento.

2ª dica – Alimente seu bom humor – Sorria

Busque fazer, pensar ou realizar coisas que te deixem feliz. Tire um instante do seu dia, mesmo que seja rápido para alimentar o seu humor, porque durante o dia você tem diversas atividades e que talvez nem goste de realiza-las. Pode ser que esteja trabalhando no que não gosta, mas não pode deixar de fazer, não está satisfeito e por isso passa o seu dia mau humorado.  Encontre uma forma de alimentar esse humor, já que precisa fazer o que não gosta, pelo menos que seja um pouco feliz. Uma boa dica é tirar uns minutos para se recordar de um momento feliz, de algo que lhe traga prazer, você verá que fará diferença no seu dia.

3ª dica - Seja sincero consigo mesmo

Não diga coisas que não gosta ou não acredita só para agradar os outros.  Você é do tipo que não sabe dizer não para os outros? As pessoas chegam perto de você e pede algo e você faz só porque não tem coragem de dizer não e depois fica incomodado? Acaba não sendo sincero consigo mesmo só para não desagradar os outros.

Você precisa ser sincero no que sente e isso não significa que vai agora falar o que quiser ofendendo aos outros, mas você deve ser sincero com seus sentimentos.   Se não quer algo, pra que mentir dizendo que sim só para não desagradar o outro. Para cultivar bons relacionamentos é importante que haja sinceridade.

4ª dica – Aprenda ouvir mais do que falar

Dizem que Deus criou o homem com dois ouvidos e uma boca para poder ouvir mais e falar menos. O que isso significa?  É preciso pensar no que vai ser falado antes de abrir a boca, medir as palavras, quando você fala demais acaba se pondo em situações complicadas e depois mudar o que foi dito é difícil. Quando você para pra ouvir consegue avaliar melhor as situações. Para ter clareza das situações é preciso aprender a ouvir e avaliar antes de falar.  Por isso ouça, avalie o que ouviu, reflita qual seria melhor situação e só depois fale ou faça. 

5ª dica – Aprenda a perdoar

Esta é a mais importante dica. Relacionamentos são feitos também de desentendimentos. É quase impossível conviver sem que se magoe ou seja magoado por alguém. Desentendimentos são parte do processo de convivência. Não é nada saudável ficar guardando mágoa, remoendo sentimentos em relação à alguém. Quando você fica guardando dentro de si esse tipo de sentimento você não consegue ser uma pessoa livre, você fica aprisionado. Uma pessoa que vai para o trabalho, escola ou até passar por um teste qualquer guardando mágoa de alguém terá dificuldade de conseguir êxito.   Seu dia será um fardo, cansativo, não fará uma boa prova, não produzirá.

Então se você quer de fato ter bons relacionamentos, aprenda a perdoar. Isso vai te libertar de pensamentos ruins que roubam suas forças, minam suas resistências e você poderá ter pensamentos bons, nobres e que te levarão ao sucesso.

Um grande abraço e que você tenha uma vida excelente sem limites.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)