Educação: direito ou dever?

Hora de pensar um pouco.

Diz o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: "A educação, direito de todos e dever do Estado e da família..."

Interessante pensar o quanto essa simples frase pode contribuir para a manutenção do status quo e a péssima qualidade da educação no Brasil.

Quando li fiquei refletindo como seria a minha vida se ao invés de entender que a educação é um direito eu tivesse aprendido desde que nasci que a minha educação era um dever meu, ou seja, eu sou o responsável pelo que vou estudar e aprender, além de ser o responsável pelas consequências disso em minha vida.

Sei que o estado influencia e é muito importante, mas não pode ser o responsável pela minha educação.

Podemos estender este conceito para vários outros setores da vida. Olhando à minha volta percebo quantas pessoas estão na busca incessante por seus direitos, mas não pensam em seus deveres.

Talvez isso se deva ao fato de que é mais fácil pensar que alguém vai me dar o que é meu direito, e se tudo der errado, a responsabilidade é desse terceiro. Isso serve para o governo (por que tantas pessoas vivem dependendo dele?), para o trabalho (dizem: o problema é a empresa que eu trabalho, meu chefe, etc.) ou para a vida pessoal (o problema é a esposa, o marido, a igreja, a escola, etc.).

Nas finanças pessoais, que é o meu trabalho, é comum a crise ou o banco serem responsabilizados pela situação financeira desfavorável de alguém. É mais ou menos assim: o meu dinheiro eu vou gastar como eu quiser: com roupas, festas ou calçados. A minha educação financeira alguém vai me dar.

Tenho entendido que se estou em um buraco ou no pico da montanha, parabéns para mim. Eu mesmo me coloquei aqui por fazer ou por deixar de fazer aquilo que tinha que ser feito.

Já imaginou se isso virar uma regra em nossa sociedade? Já imaginou se a busca incessante por um salvador da pátria for trocada pela busca do único salvador que existe e que está dentro de cada um?

Como disse Martin Luther King: Eu tenho um sonho...

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: autorresponsabilidade carreira direito educação