Mais comentada

Logística Reversa

Atualmente as empresas estão cada vez mais focadas na questão do meio ambiente, para contribuir com o meio ambiente ela utilizam o Logística Reversa como estratégia.

Jéssica,

 

    A logística esta presente desde a era da idade das pedras, ganhou força na idade média e hoje apesar de um processo lento evolucionário é considerado um instrumento estratégico de competitividade no mercado empresarial. A atividade logistica presente no cotidiano do homem a seculos nao possuía grande importancia até o atual momento que vivenciamos. Hoje a logistica é considerada uma atividade de extrema importancia para as organizações.

    A logística empresarial é focada nas atividades de planejamento, controle, armezenagem, movimentação e organização de produtos e da informação. Com a globalização o mercado presencioou um forte crescimento e assim houve uma exigencia de um maior fluxo de serviços ou mercadorias de maneira eficiente e eficaz com disponibilização de mercadorias ou serviços no lugar certo, no instante correto e na condição deseja ao menor custo possível.

    Atualmente utilizamos produtos, de modo geral, cada vez mais similares, com renovação tecnologica, com processos produtivos cada vez mais enxutos, com disponibilidade materiais-primas de qualidade, isso provoca um nivelamento entre os fabricantes e perca da percepção da marca no mercado.

    Os fabricantes se veem obrigadados a reduzir seus custos produtivos oferecendo preços menores e mais competitivos, manutenção dos seus mix de produtos e serviços, controle da qualidade e otimização dos recursos.

    A Logistica Reversa sempre existiu, mas porém nos dias de hoje a preocupação com o meio ambiente tornou essa ferramenta uma enorme preocupação política mundial. Todos nós sabemos que muitos produtos para serem produzidos dependem de recursos naturais não renováveis, ou seja recursos que estão a cada dia mais escassos como o petróleo por exemplo. Com essa nova preocupação as empresas se adaptaram a aplicar a logística reversa em seus produtos, ou seja, reciclando seus produtos como garrafas pet, vasilhames, alumínios, borrachas, etc.

     E com a ajuda da tecnologia, os produtos reciclados vem sendo muito bem utilizados em diversos setores como no asfalto, pois se recicla pneus velhos e transforma sua matéria-prima em asfalto, entre outros. Na qualidade também tornou-se uma regra para que a empresa use métodos em que seja uma regra para que tudo que a empresa utilizar possa ser reaproveitado, nota-se que diversas empresas utilizam por exemplo a coleta seletiva, onde se é separado alumínio, plastico, organico, pet, entre outras coletas. Pois sabemos também que a não reciclagem dos produtos resulta em aterros cada dia mais abarrotados, e temos que utilizar o menos possível esse tipo de operação e sim aumentar a cada dia a reciclagem dos produtos.

     Nos dias de hoje a logística reversa deve ser levando em consideração, pois a cada dia devemos nos preocupar mais com o meio ambiente, com nosso planeta, e com essas mudanças podemos contribuir muito com a ajuda de todos nós.

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: logistica

Shopping