Não basta ter um site, tem que interagir

Ficamos surpresos com o resultado de uma pesquisa feita entre as empresas que nos solicitaram consultoria: a esmagadora maioria tem um site por ter! E entre as razões de terem o site, a resposta quase unânime foi: “porque precisamos estar na Internet”

Ficamos surpresos com o resultado de uma pesquisa feita entre as empresas que nos solicitaram consultoria: a esmagadora maioria tem um site por ter! E entre as razões de terem o site, a resposta quase unânime foi: “porque precisamos estar na Internet”.

Verificamos que esses empresários pagaram, e muitas vezes bem caro, para terem um site feito há dois ou três anos, sem nenhuma atualização. Alguns com telefones de contato que nem existem mais, formulários de contato que enviam as mensagens a lugar nenhum. Acreditaram que por terem site seriam procurados e que receberiam vários pedidos, novos clientes e muitas consultas.

Até poderiam e teriam de verdade, se soubessem fazer uso dessa ferramenta de comunicação com seus clientes ou prospectos. E aí veio a realidade: ter um profissional especializado para cuidar disso é muito caro. O pessoal do marketing não conhece programação, ou não tem o tempo disponível para fazer as atualizações constantes que são necessárias para agradar a audiência.

Uma solução são os blogs, que têm as facilidades de manutenção, são gratuitos e podem ter a aparência de um site. Podem ser atualizados em minutos e recebem mensagens e posts de sua audiência. A interatividade é rápida e eficiente. O Blogger da Google é gratuito, tem vários widgets (ferramentas como botões, ícones, barra de rolagens, relógios, etc.) gratuitos. É necessário ter algum conhecimento para montar um blog bem feito.

O Wordpress é outra ferramenta gratuita que tem vários temas gratuitos, com vários widgets e plug-ins que deixam o site ou blog com aparência profissional. Também são fáceis de atualizar e permitem várias funções que o blogger não tem. Também é necessário ter algum conhecimento para usar o Wordpress.

Uma saída para não ficar refém dos criadores de sites é montar seu site ou blog em Wordpress. A hospedagem em um bom host é barata (cerca de R$ 10,00 ou R$ 20,00) e há um curso bem em conta, o Wordpress Dominado, totalmente on-line, que ensina qualquer pessoa a trabalhar com essa plataforma. Foi desenvolvido por Gabriel Wofhart, estudante de TI de Santa Catarina, e oferece suporte gratuito caso haja qualquer dúvida.

Apenas ter um site, e abandoná-lo além de ser improdutivo e caro, já que não traz retorno, ainda depõe contra a imagem da sua empresa.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Blogger interatividade Site wordpress wordpress dominado

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração