Mais comentada

O que significa empatia e apatia?

A empatia é diferente de ser simpático. A empatia é um sentimento além, é quando a pessoa se coloca no lugar do outro. Podemos chamar de compreensão. Respeitar e entender os sentimentos da outra pessoa

Adm Diego,

A empatia é diferente de ser simpático. A empatia é um sentimento além, é quando a pessoa se coloca no lugar do outro. Podemos chamar de compreensão. Respeitar e entender os sentimentos da outra pessoa.

Como ser empático? Para que possa ser uma pessoa empática é necessário deixar o seu egocêntrico de lado. As atitudes egocêntricas são consideradas na forma de entender a pessoa baseando-se nas opiniões e concepções do seu "eu" e não do ponto de vista da outra pessoa.

Nem sempre estamos certos ou errados, ou que sempre somos assertivos em nossas decisões. As decisões que tomamos, às vezes não é a melhor forma para a outra pessoa, e o egocêntrico considera que suas decisões também devem ser iguais para as outras pessoas que o cercam.

Não é bem assim, que as coisas funcionam. As pessoa empáticas, sabem que nem sempre o que pensam, os outros devem pensar iguais a eles.

Já a pessoa apática, é ao contrário, é uma pessoa num estado psicológico de indiferença, que vem do grego ápatheia, que vem de páthos que afeta não somente o corpo, mas a alma do indivíduo.

É aquela pessoa que não tem sentimentos, que não se emociona, que é incapacitada de obter sentimentos e emoções. Então, a empatia é colocar-se no lugar das pessoas, é aquela que é detentora e possuidora de sentimentos e emoções, que pode sentir e perceber como a outra pessoa esta. A pessoa apática não tem essas características enraizadas no seu "eu".

Nas organizações, também podemos encontrar pessoas com características empáticas e apáticas. Temos que aprender a conviver de forma amigável com todos. Nem sempre as pessoas serão parecidas na forma de pensar.

O empresário deve observar as atitudes dos seus colaboradores, verificando quem são as pessoa empáticas e apáticas, para que num futuro próximo, possa evitar o choque de ideias que podem gerar um certo conflito, gerando desconforto e um mal-estar dentro da organização. 

Quer dizer que, o empresário juntamente com um psicólogo deve identificar as atitudes emocionais do indivíduo, desde a sua entrada na organização, para que possa entender as suas ações e reações, ou seja, prever as situações com antecedência. Cada ser é diferente, e as diferenças sempre irão existir, pelo fato de termos nosso “eu” que vem desde a nossa formação familiar.

Ser chato, exigente, não significa ser uma pessoa apática, são coisas totalmente diferente. Concluindo, é necessário identificar a personalidade de cada individuo, e entender o significado de empatia e apatia. Você irá encontrar pessoas assim no seu dia-a-dia, irá conviver com pessoas dotadas de sentimentos e outras nem tanto.

Deve respeitar o indivíduo, suas opiniões, sua forma de pensar, e quando se deparar com pessoas apáticas, tente contornar as situações, explicando de forma sutil, para não gerar atrito ou até mesmo um conflito.

Trabalhar e conviver com pessoas necessita de compreensão, seja uma pessoa empática e pratique a arte da compreensão todos os dias.

Avalie este artigo:
(2)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Apatia Emoções Empatia Sentimentos