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Planejamento estratégico de vendas

O planejamento estratégico, o principal, começa com distribuição de cargos na empresa, planejamento de vendas e o controle financeiro.

Planejamento estratégico de vendas

Segundo Maximiano (2006), o processo de Planejamento Estratégico divide-se em: “análise da situação atual, análise do ambiente externo, análise interna, definição de objetivos estratégicos, implementação da estratégia, monitoramento e controle”. Hoje em dia temos muitas empresas na qual são administradas de forma incorreta, sem nenhum planejamento, para que uma empresa tenha seus objetivos alcançados ela precisa fazer a separação dos três níveis organizacionais em vendas: estratégico, tático e operacional. O planejamento estratégico, o principal, começa com distribuição de cargos na empresa, planejamento de vendas e o controle financeiro.
Para uma empresa alcançar o seu objetivo principal que seria o lucro, o passo inicial seria a definição de cargos, distribuindo seus vendedores em interno e externo, departamento pessoal e financeiro. Com a definição dos cargos, o gestor consegue alinhar algumas questões fundamentais para obter o sucesso, como o que vender, qual o público alvo, quem são os concorrentes e como se destacar entre eles, procurar canais de vendas para atender melhor o seu público e implantar os 4P’s do marketing. O financeiro de uma empresa é o setor principal, pois se não conseguir ter controle do que você está gastando com compra de material, qual o prazo de pagamento e gastos internos, a empresa não consegue andar com seu capital liquido, porque se compramos um material de péssima qualidade, não vamos conseguir vender e isso significa estoque parado, ou melhor dinheiro parado, temos como exemplo uma empresa que venceu uma licitação no Ceara, na qual iria produzir 1020 armários de aço de espessura 24 para seu comprador, mas quando foi comprado o material, comprou de espessura 26, o que acarretou em um prejuízo enorme a empresa de quase dois bilhões de reais, pois tiveram que fazer novamente os armários, recolher os antigos e mais impostos tiveram de ser pagos.
Concluímos então que planejar é traçar um plano; ou seja, traçar uma linha de ação para atingir um determinado objetivo, e que uma empresa pode ser de pequeno ou grande porte, tem que ter seu planejamento estratégico. E após realizar um planejamento, deve se colocar os objetivos a fim de alinhar desde a produção até a distribuição, mantendo sempre os funcionários bem informados, e com metas e objetivos para serem alcançados por todos.

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