Mais comentada

Pra que você nasceu?

A vida sem um propósito pode fazer com que você seja um morto em vida.

Independentemente de qual seja a sua crença e de qual período da vida você se encontra, o fato é que esta pergunta vai ser apresentar ou já pode até ter se apresentado. 

Espero que, para o seu bem, esta pergunta já tenha feito você perder algumas horas de sono ou até dias inteiros. Espero também que se havia algo a redimensioar na sua vida, que isto tenha acontecido da melhor forma possível. 

Todos os dias convivo com clientes, alunos e outros grupos de pessoas que vivem uma vida sem propósito. Estas pessoas se restringem a trabalhar, pagar as suas contas (nem todas elas!), algum lazer e a voltar pra casa à espera (muita vezes entediante) de um novo dia de trabalho. 

Fico me questionando acerca de como a vida destas pessoas pode ter alegria e felicidade desta forma e, ainda mais, se existe algum nível de satisfação real com a vida que levam. 

Fico com estes questionamento por já ter ouvido relatos de pessoas que não sabem por que estão neste planeta e qual a função de suas vidas. Não compreendem os motivos que as levam a acordar todas as manhãs e enfrentar uma série de desafios diários. Segundo elas mesmas, sua vida é uma eterna estrada com uma densa neblina onde não é possível ver o que está na próxima curva e, em muitos casos, o que está bem na frente do nariz. 

Muitas vezes algumas pessoas se encontram há anos no mesmo emprego, falando mal do mesmo patrão e infelizes com a vida que tem. Enquanto isso, a vida passa e estas pessoas passam pela vida sem construir nada que, efetivamente, lhes dê orgulho e que seja efetivamente útil. E o que é pior: não se questinam sobre o que podem fazer pra mudar esta realidade. A vida é, apenas, um verdadeiro muro das lamentações. 

O questionamento aqui não é sobre o sentido da vida, mas sobre o propósito de vida de cada um. Algo muito mais imediato e fundamental. 

Você já pensou em qual impacto pretende gerar na sua vida e na vida da sua comunidade? O mais curioso que percebo é que muitas pessoas nunca pararam pra pensar nisso!

Sempre, em meus treinamentos, pergunto às pessoas: Pelo que você quer ser lembrado? Na maioria das vezes é incômodo o silêncio que paira sobre o ambiente no momento desta pergunta. 

No mundo em que vivemos hoje, com a realidade passando à frente dos nossos olhos com uma velocidade cada vez maior, as pessoas estão "esquecendo" de fazer esta perguntas a si mesmas. Consequentemente, passam a viver uma vida vazia de significado e propósito. E, para preencher este vazio, buscam cada vez mais curtidas e visualizações de uma vida que é a fotografia ou o vídeo coloridos de uma realidade em preto e branco.

Sempre convido as pessoas sobre qual é o seu propósito de vida e, desta forma, que contribuição querem oferecer à sociedade como sua marca pessoal. 

Pessoas que tem um propósito de vida conquistam mais felicidade, sabedoria e prosperidade. Ressalvando que não estou mencionando prosperidade aqui apenas no viês financeiro. 

Convido você que está lendo este post, a fazer algumas perguntas a si mesmo. Garanto que se você souber buscar as respostas para as perguntas, poderá começar a construir uma realidade completamente diferente e cheia de surpresas (positivas) a cada dia. 

Então vamos às perguntas:

1. Quem é você? 

Pode ser que você tenha respostas bem lógicas. Mas aqui estão envolvidas questôes muito profundas como: Quais os seus medos? Quais os seus defeitos e virtudes? Quais suas forças e fraquezas? O que te faz alegre e triste? Enfim... Desnude-se diante de si mesmo. Nem sempre isso é muito fácil. Mas seja honesto consigo mesmo. Assim poderá descobrir aspectos extraordinários de sua personalidade. 

2. O que você faz?

Aqui não é a sua profissão! É o impacto que você gera na vida das pessoas. Qual a extensão da ação dos seus atos?

3.  Pra quem eu faça o que faço?

4. O que as essas pessoas (relativas ao item anterior) querem / precisam?

5. Como as pessoas mudam como impacto do que eu faço?

Assim como conheço pessoas sem propósito, conheço pessoas com propósitos muito bem definidos. Estas útlimas vivem vidas permeadas de realizações e contribuem de forma significativa para a comunidade da qual fazem parte. Suas vidas são uma constante mudança em espiral crescente já que sempre estão na busca de realização de seus propósitos. 

É extraordinária a caminhada de alguem que tem um propóstio bem definido!

Busque já o seu propósito, sob pena de apenas ver a vida passar e, quando um dia olhar pra trás, perceber que a vida passou e nada foi significativo. 

Forte e fraterno abraço. 

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Propósito Prosperidade Realização