Preciso emagrecer para o meu trabalho. E agora?

Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e uma emissora de TV consultou alguns empresários brasileiros, assim como recrutadores, e revelou um dado preocupante com relação às pessoas com sobrepeso

Muita gente acredita que perder peso é apenas uma questão de estética. Em alguns casos, até mesmo para criar uma imagem mais positiva para clientes, gestores ou para o mercado de trabalho em geral, dependendo da área em que atua.

Em uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde e uma emissora de TV, foram consultados alguns empresários brasileiros, e revelou um dado extremamente preocupante: muitas empresas não querem pessoas acima do peso em seu corpo de funcionários e alguns recrutadores afirmaram, inclusive, que muitos empresários brasileiros afirmam com todas a letras que não querem contratar “pessoas muito acima do peso”.

Mas esse número aumenta quando pensamos em pessoas que engordam já dentro do ambiente de trabalho e acabam sendo vistos como "desleixados" pelos seus superiores.

A verdade é que muitas pessoas passam a engordar por fatores como o estresse, a ansiedade ou até mesmo a falta de regularidade no almoço, por exemplo.

E para não sofrer com essas estatísticas cada vez mais assustadoras, é possível fazer algumas adaptações mesmo no ambiente de trabalho, e perder peso com isso.

Confira algumas dicas

No Brasil, a jornada de trabalho costuma ultrapassar as 8 horas diárias. Se somarmos o trânsito ou o tempo de locomoção de um local para o outro, sua rotina pode acabar sendo até 3 horas mais extensa. Além disso, é muito comum chegar em casa e encontrar outras tarefas, e assim cuidar da alimentação ou praticar exercícios acabam ficando em últimos planos.

1 – Comece com um planejamento:

Para conseguir emagrecer no ambiente de trabalho é preciso se planejar. Por exemplo, se você é acostumado a almoçar entre 13 e 14h e entra no trabalho as 09h, todo esse período de jejum é prejudicial para a sua saúde e para o metabolismo.

Portanto, leve de casa lanches saudáveis que você poderá consumir nesse intervalo até o almoço. Uma boa idéia é levar um pote com tampa cheio de frutas cortadas ou fatiadas com aveia, farinha de linhaça ou chia por cima. Um iogurte com frutas é outra ótima idéia, assim como as barrinhas de cereal sem açúcar, porções de nozes, castanhas e amêndoas, entre outras.

2 – Fique de olho no almoço:

Para reduzir as calorias do almoço leve sua própria marmita, com opções saudáveis e ricas em proteínas e fibras. Se não for possível, fuja dos pratos prontos e aposte em restaurantes self-service, que possuam opções variadas de folhas, verduras e legumes, e acompanhe tudo com uma porção de carne branca grelhada, como o peixe ou frango.

3 – Fuja das tentações:

Nada de doces ou beliscadas durante o trabalho.

Faça mais duas marmitas de lanche saudáveis para comer entre o almoço e o fim do expediente, e também para comer assim que sair do trabalho, caso demore muito para chegar em casa.

Você pode escolher entre um lanche natural com pão integral, uma tapioca, um iogurte ou gelatina.

4 - Invista em atividade física:

Um dos principais modos de eliminar gordura e perder peso de forma rápida é ter uma rotina de exercícios físicos. Se você acha isso impossível, a palavra de ordem aqui também é planejamento.

Por isso, se você acha que não terá tempo depois do expediente, levante mais cedo e malhe, ou faça uma caminhada.

Se você mora há 40 minutos do trabalho andando, seria perfeito usar esse tempo para ir caminhando: ganhar saúde, ao mesmo tempo que queima calorias e foge do trânsito ou do ônibus lotado.

Emagrecer pode ser muito mais simples do que se imagina. Essas dicas adaptam o expediente do escritório com uma rotina mais saudável que com certeza renderá bons resultados.

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