Quando surgiu a cerveja?

Uma das bebidas mais antigas da história da humanidade

A cerveja é um produto derivado basicamente da mistura de água, malte, lúpulo e levedura. É obtida á partir da fermentação da cevada onde o próprio açúcar proveniente dos insumos, se transforma em álcool.

A cerveja é provavelmente uma das invenções mais antigas do homem, com data aproximadamente 8.000 a.C.

Egípcios, assírios, sumérios e babilônicos, fabricavam e degustavam sua própria cerveja a 6.000 a.C. Seu consumo era feito geralmente em rituais religiosos, com fins curativos e medicinais e ainda em festivais. A produção de cerveja ganhou proporções maiores na idade média através dos romanos e passou a ser difundida na Europa principalmente pelos mosteiros.

Com o intuito de melhorar a qualidade da cerveja, a Lei da Pureza foi assinada por Guilherme IV, duque da Baviera no ano de 1516 devido a uma terrível ressaca após beber algumas cervejas em determinada noite. Essa ressaca aconteceu por causa dos ingredientes de péssima qualidade que os mestres cervejeiros acrescentavam no processo de fabricação tais como cal e fuligem, com o objetivo de inovação, e por achar que acrescentado qualquer outro ingrediente, a cerveja não ficaria boa ao ponto de ser consumida. Ocorrido isso, o Duque Guilherme IV criou a lei pureza onde, a cerveja deveria conter apenas água, malte e lúpulo, a levedura por não ser conhecida na época, foi acrescentada mais tarde. A lei da pureza foi a lei da segurança alimentar mais longa e rígida que se tem noticias até os dias de hoje.

Hoje, essa paixão nacional movimenta bilhões não só no Brasil, mas no mundo todo. Em 2016, o mercado cervejeiro chegou a movimentar R$ 74 bilhões, respondendo por 1,6% do PIB nacional e a previsão é de crescimento para 2017. 

Então, aprecie com moderação!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Brasil cerveja história inovação lei da pureza mercado qualidade

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração