Seja SMART e conquiste tudo!

Uma meta só pode ser atingida se ela realmente existir. E nada como ser SMART para formular uma boa meta!

Você tem muitos sonhos e objetivos, tanto pessoais como profissionais, financeiros e espirituais. Já falei em outros artigos sobre a nossa falta de “acabativa” e também sobre o planejamento, parte fundamental da realização dos objetivos.

Agora quero falar com você sobre o estabelecimento dos objetivos. Você sabia que muitos dos nossos sonhos não são realizados porque nós não sabemos detalhar estes sonhos? Como é que vamos atingir uma meta se nem mesmo sabemos direito qual é essa meta?

Para ajudar na formulação das metas existe o conceito SMART! Este conceito foi trazido das disciplinas de Planejamento Estratégico e Gestão de Projetos e é bastante útil para definir qualquer tipo de objetivo.

As metas SMART são baseadas no seguinte modelo:

S - Specific
M - Measurable
A - Attainable
R - Relevant
T - Time-bound

Vou detalhar um pouco mais estes termos:

S - Specific (Específica)

A meta precisa ser específica, clara e fácil de entender. Se ela for generalista, pode causar erros de interpretação. Por isso é preciso definir o que exatamente se espera atingir. Uma dica é contar para algumas pessoas qual é seu objetivo e validar se todas entenderam da mesma forma.

M - Measurable (Mensurável)

Para ser uma meta SMART, é preciso ter critérios de avaliação para medir o progresso e o resultado. Se a meta não for mensurável, não será possível medir o progresso ou até mesmo identificar se a direção que está sendo seguida é realmente a melhor para atingir o resultado. Uma meta não mensurável é como uma competição sem a marcação de pontos.

A - Attainable (Atingível)

É preciso estabelecer uma meta alcançável, possível de ser atingida. Metas muito difíceis podem causar desmotivação ou frustração. As metas devem ser agressivas e desafiadoras, nunca impossíveis.

R - Relevant (Relevante)

Talvez esse seja o principal atributo da meta SMART. A meta precisa ser relevante para a missão e os valores de quem está perseguindo a meta. Metas importantes nos ajudam a chegar ao nosso propósito maior de vida.

T - Time-bound (Temporal)

É muito importante definir quando a meta será atingida. Esse comprometimento com o prazo ajuda a concentrar os esforços na conclusão das metas e também na priorização de cada uma delas. O senso de urgência ajuda a eliminar as distrações.

Este conceito pode ser usado para metas de curto, médio e longo prazo. Se muitos passos são necessários para chegar ao objetivo, vale quebrá-lo em metas menores e comemorar cada conquista para manter a motivação para o objetivo maior.

Na prática, funciona como o seguinte exemplo:

Objetivo: trocar de carro
S: o carro que eu quero é um Honda Civic zero KM, completo e automático, branco, no valor de R$ 100 mil.
M: vou usar meu carro como entrada e financiar o restante. Até a data da realização da meta eu preciso ter o crédito garantido. Vou saber que cheguei ao meu objetivo quando eu tiver a chave do carro na mão.
A: minha meta é possível.
R: é importante eu ter um carro maior e mais novo para poder viajar com a minha família, ter mais espaço para transportar alguns materiais da loja e dirigir um carro automático vai poupar o meu joelho.
T: 31 de outubro de 2018.

Agora que a meta está estabelecida e dentro do conceito SMART, é importante fazer um plano de ação para atingir esta meta. Nenhuma meta pode ser atingida se você não planejar e executar as ações necessárias para chegar lá.

Se o seu sonho é SMART, você pode transformá-lo em realidade!

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: metas plano de vida projetos