Mais comentada

Vacine seu bolso: gestão financeira em pet shop

Aspectos básicos na formação de preço e cobrança de serviços em pet shop


Seguir + Tom Coelho,

“A melhor maneira de ganhar dinheiro é deixar de perdê-lo.” (Rolim Amaro)

Você optou por trabalhar com animais por uma questão de afinidade e até mesmo paixão. Enquanto economistas lidam com cenários, engenheiros com cálculos estruturais e químicos com fórmulas, você lida com sentimentos – seus, dos animais e de seus donos.

Assim, por tratar-se de uma relação emotiva, aspectos práticos acabam negligenciados. Uma consulta ou vacinação que não é cobrada porque o mais importante era salvar a vida do pequeno paciente naquele momento; uma tosa ou castração que é feita gratuitamente em nome da amizade daquele que o procura em sua clínica ou estabelecimento.

Contudo, sejamos francos: você está diante de um negócio e precisa tratá-lo como tal. Há uma série de custos fixos que se apresentarão no decorrer do mês. E se você não cumprir com seus compromissos, correrá o risco de ver seu sonho dourado transformar-se num pesadelo cinzento.

Como cobrar pelo serviço?

Elabore uma tabela de preços mantendo-a em local visível – afixada na parede da recepção, por exemplo. Na mesma tabela apresente também as condições de pagamento. Estabeleça convênio com administradoras de cartão de crédito e dê prioridade a esta modalidade de recebimento, pois o risco de inadimplência é nulo.

Para aceitar cheques, informe que tal modalidade está disponível apenas para clientes cadastrados. Crie um formulário de registro contendo campos para dados pessoais, endereço, referências bancárias e comerciais. Aproveite para incluir os dados do animal para que se faça um trabalho de acompanhamento futuro possibilitando a fidelização do cliente. Solicite cópia de CPF, RG e comprovante de residência. E consulte as informações prestadas junto às respectivas fontes e o CPF nos órgãos de proteção ao crédito.

Finalmente, delegue a tarefa de recebimento a um terceiro dentro de seu estabelecimento, se possível for. Ao término do atendimento você poderá preencher uma ficha descrevendo o serviço prestado solicitando sua entrega no balcão ou recepção para as devidas providências onde o pagamento será efetuado.

Quanto cobrar pelo serviço?

Preços são formados, em regra, a partir dos custos fixos e variáveis, tributos incidentes e margem de lucro. Todavia, como não temos aqui a pretensão e o espaço necessário para maiores detalhamentos, a orientação é no sentido de se praticar preços com base no valor médio de mercado encontrado dentro de sua região geográfica.

Por isso, pesquise os preços de seus concorrentes. Se o seu estabelecimento ainda é jovem, trabalhe com um valor inferior à média pesquisada até que consiga firmar-se no mercado e estabelecer uma carteira de clientes. Com o tempo, na medida em que suas instalações tornarem-se mais aconchegantes e seu atendimento reconhecido como exemplo de excelência, será possível elevar seus preços sem risco de perder consumidores e comprometer sua imagem.

Desenvolva campanhas, crie um cartão de fidelidade e estimule seus clientes a indicar seu estabelecimento a amigos e conhecidos.

Trabalhe com carinho, seja prático e colha bons negócios!

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: Tom Coelho, pet shop, consulta, vacinação, tosa, castração, tabela de preços, cadastro de clientes, inadimplência, gestão financeira

Administradores Premium

Últimos Workshops


Revista Administradores

Revista Administradores

Veja todos os destaques da nova edição da revista Administradores.


Seja um Administrador Premium e
Tenha acesso a todos esses benfícios.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração