Vem aí o Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um dos principais eventos do ano, pois conscientiza as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, o segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras e no mês de Outubro temos a tão conhecida campanha "Outubro Rosa", campanha esta que serve para orientar e conscientizar as mulheres sobre as formas de prevenção deste tipo de câncer.

Infelizmente, ainda por falta de orientação, a cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama. Por isso, a informação é tão importante e esta campanha vem de encontro com a prevenção.

O que é o câncer?

Todo câncer se dá pelo crescimento rápido e desordenado de células, que podem se multiplicar. Estas células são agressivas e incontroláveis, e formam tumores malignos (câncer), que se espalham para diversas regiões do corpo.

Quais os principais fatores de risco?

Os principais fatores de risco do câncer de mama são: o sexo feminino, a idade (menores de 50 anos), histórico familiar (primeiro ou segundo grau direto) ou questões pessoais: ausência de filhos, primeira gravidez após os 30 anos, uso de hormônios externos, consumo de álcool, doença mamária prévia, radiação torácica e obesidade.

Câncer no Brasil

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, nosso país registra cerca de cinquenta e sete mil casos novos por ano.

Como levar orientação para as mulheres brasileiras?

Por este motivo, muitas empresas começaram a realizar orientações para suas funcionárias através de palestras voltadas para a saúde da mulher e prevenção de câncer de mama.

Este tipo de atividade é muito importante, pois leva a orientação diretamente onde o público alvo está, além de ser uma grande oportunidade das interessadas no assunto poderem tirar dúvidas com profissionais da área da saúde e especialistas.

Portanto, podemos concluir que a educação ainda é uma das principais formas de podermos divulgar as formas de prevenção deste tipo de câncer além de ser uma das formais mais objetivas para tratarmos sobre a saúde da mulher.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: câncer de mama prevenção do câncer saúde da mulher

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração