Você fica de mau humor?

O bom humor é ingrediente fundamental para uma vida saudável e para uma comunicação produtiva e positiva com as pessoas

iStock

O bom humor é ingrediente fundamental para uma vida saudável e para uma comunicação produtiva e positiva com as pessoas. Se você entende que somos matéria e toda matéria é energia, como ensina a Física Quântica, nosso corpo vibra de acordo com os pensamentos e sentimentos que temos. Pela lei da ação e reação, que também é da física, nós atraímos o que manifestamos. Se você está de bom humor, atrairá pessoas de igual humor e situações leves ou pelo menos, vai conseguir driblar ocorrências adversas com mais tranquilidade. O contrário também é verdadeiro.

Andar com gente alegre, ajuda? Sim. Assistir a filmes de comédia? Sim, também. Mas, eu quero te convidar para um caminho mais profundo, mais intenso, o caminho do autoconhecimento e pra isso eu começo com uma pergunta:

O que te faz ficar de mau humor?

Já pensou nisso? Antes que você responda que é ele ou ela, vou te lembrar que ele ou ela não existem; eles não têm culpa de nada. Você é o responsável por tudo o que acontece com você, você decide. Quando você se apossa dessa verdade, tira um caminhão das costas. Isso vai limpar a sua mente de pensamentos que dão abertura para a mania de perseguição e vitimismo e te livrar também dos sentimentos que decorrem disso. Quem é vítima da situação, normalmente se vê fraco, sem poder, vive acuado e com medo. Quem assume o controle, tem as rédeas e pode dirigir sua própria vida.

Resolvido isso que, claro não é automático, mas é um processo que vai se construindo na sua cabeça, você está pronto para mudar o que precisa para eliminar o mau humor. Vou te dar um exemplo:

Se você acha que o seu humor vem da sensação ruim de lidar com um chefe agressivo, que está sempre de mau humor, insatisfeito com tudo, você tem alguns caminhos:

- pedir demissão. Essa é a saída mais rápida, sem atalhos, e que resolve temporariamente o problema, mas pode não ser a solução, porque talvez você vá trabalhar com outro chefe com perfil parecido e também não saiba lidar com isso. Por isso, a questão pode não ser o chefe;

- conversar com ele, inspirá-lo com o seu exemplo, mostrar o outro lado. Essa alternativa é trabalhosa, mas eu não disse que iria ser fácil. Isso é trabalho de formiguinha, um pouco todo dia até talvez conseguir um resultado. Vai depender muito da sua habilidade e da abertura dele em enxergar o que você está tentando mostrar;

- o terceiro caminho é fazer de conta que não é com você. É desafiador também. Sem tentar interferir no processo de mau humor dele, você resolve não se importar com o que há lá fora e não permite que o externo interfira no seu bom humor. Das três, essa é a que mostra maior evolução espiritual.

Percebe que nas três situações você vai usar a comunicação? Sempre, aliás!
Vou deixar você a vontade para decidir que atitude escolher. Enquanto isso, pense também sobre o que você ganha quando está de bom humor. Faça uma lista dos benefícios. Ah, essa lista é perfeita porque esclarece, deixa tudo a limpo para que você não tenha nenhuma dúvida.

Se você quer avançar mais um pouco e ampliar a sua percepção sobre o bom humor e suas vantagens invista na saúde física também; até agora só falamos da emocional. Exercícios físicos, sol, alimentos que estimulam a produção de serotonina, neurotransmissor que ajuda a regular o sono, o apetite, o bem-estar e, portanto, o bom humor.

Taí, que tal começar a semana de uma forma diferente? Para ter um resultado diferente, você precisa agir de maneira diferente, porque não tem milagre, né?

A oportunidade é essa, mãos à obra!

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: coaching comunicação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração