Você sabe o que é FOMO?

Muita gente sofre de FOMO e nem sabe! Você conhece esse acrônimo e, principalmente, sabe como lidar com essa preocupação?

Em 2011 já se falava de FOMO, um acrônimo que tem ganhado muita visibilidade com as redes sociais. Acrônimo é uma palavra que se forma pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras. FOMO quer dizer Fear of Missing Out (Medo de perder oportunidades). Também existe a variação FOBO, Fear of Better Opportunities (Medo de oportunidades melhores serem desperdiçadas).

Estamos sofrendo de ansiedade causada pelo custo da oportunidade. Estamos nos questionando sobre nossas vidas em relação à vida das outras pessoas. As escolhas dos outros, cada vez mais estampadas nas redes sociais, servem como espelho e começamos a nos perguntar...

Should I be doing what he is doing? (Eu deveria fazer o que ele está fazendo?)
What does she know that I don’t? (O que ela sabe que eu não sei?)
Why am I doing what I’m doing? (Por que estou fazendo isso?)
Am I significant? (Sou significante?)
Am I admired? (Sou admirado?)
Am I loved? (Sou querido, amado?)

Se não soubermos lidar com o que ainda não temos ou com o que nunca teremos ou seremos, haverá grandes chances de desenvolvermos sérios problemas de saúde. Na palestra abaixo, para o TEDx Cambridge, Priya Parker conta o que aconteceu com ela, depois de 10 anos de muito trabalho, e o que a fez mudar. Ela nos lança perguntas diferentes e o conceito de aceitar o que ela intitulou sub-optimal outcomes (resultados abaixo dos melhores níveis):

What kind of life do I want? / What do I want from life?
(Que tipo de vida eu quero? / O que eu quero da vida?)
Is this the best possible way to use my time?
(Este é o melhor jeito possível de utilizar o meu tempo?)

Além do tema interessante e muito pertinente na sociedade moderna, o discurso da Priya mostra um vocabulário rico, o qual nos permite aprimorar o repertório e desenvoltura no inglês. Assista abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=P6w7Eq7YhL8

Aproveite também este material complementar para estudar mais sobre o tema e adquirir mais vocabulário, através da prática de compreensão oral e escrita. São dois vídeos e um artigo:

The School of Life
https://www.youtube.com/watch?v=VrC_MSG9zSU

TEDx
https://www.youtube.com/watch?v=1mZAQC9djPE

Artigo
https://www.artofmanliness.com/articles/fighting-fomo-4-questions-that-will-crush-the-fear-of-missing-out/

Lígia Velozo Crispino, fundadora e sócia-diretora da Companhia de Idiomas (http://www.companhiadeidiomas.com.br). Graduada em Letras e Tradução pela Unibero. Curso de Business English em Boston pela ELC e extensões na área de Marketing na ESPM, FGV e Insper. Coautora do Guia Corporativo Política de Treinamento para RHs e autora do livro de poemas Fora da Linha. Colunista do portal Vagas Profissões e Revista Exame. Mobilizadora cultural à frente do Sarau Conversar na Livraria Martins Fontes. Quer falar comigo? Meu email é ligia@companhiadeidiomas.com.br e Skype ligiavelozo

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(2)
Tags: coaching desenvolvimento pessoal fobo fomo medo preocupação