Mais comentada

4 Motivos para não contratar seguro de vida e por que todos estão errados:

Algumas desculpas para evitar a contratação desta proteção financeira não poderiam estar mais equivocadas. Confira algumas delas:

Muitas pessoas deixam de lado a decisão sobre proteger-se com seguro de vida pelos motivos mais equivocados. Veja os mais frequentes:

 

1 – “Não tenho filhos ou dependentes financeiros”

Neste caso o erro está em pensar que seguro de vida é só para deixar algo para alguém quando faltamos. Convém lembrar que seguro de vida pode e deve ter coberturas que o próprio segurado aproveita em vida no caso de ficar afastado do trabalho.

 

2 – “Já tenho seguro de vida da empresa”

Normalmente, os seguros de vida empresariais atendem no máximo o que as convenções coletivas exigem. Então, veja este exemplo: a indenização prevista na construção civil da região de Blumenau, que é uma das mais altas entre as convenções coletivas, é R$ 35 mil para casos de morte ou invalidez. Se fosse o caso de você não poder mais trabalhar e, portanto, vindo a receber os R$ 35 mil de indenização, por quantos meses este valor pagaria suas despesas? Então, veja como é importante complementar seu seguro com uma apólice individual, na qual você determina quanto quer receber.

Além do mais, a cobertura para indenização em caso de afastamento temporário por acidente ou doença não existe no seguro de vida empresarial, mas pode ser contratada no seguro de vida individual.

 

3 – “Estou forte e saudável”

Esta é uma desculpa duplamente errada: seguro de vida não é só para situações envolvendo doença, mas também para possíveis acidentes. E, justamente por estar saudável, este é o melhor momento para contratar. Afinal, caso venha a se desenvolver alguma doença, ou a apólice ficará mais cara, ou, até mesmo, você pode não ter mais aceitação em nenhuma seguradora.

 

4 – “É muito caro”

O curioso é que muitos que dão esta desculpa, na verdade, nunca fizeram uma cotação de seguro de vida. Mas a principal reflexão que se deve fazer em relação ao investimento é: se a grana está curta, imagina quão mais complicada fica a situação se lhe acontecer algo e você não tiver a indenização do seguro a receber. Além do mais, você vai ficar surpreso com capital que você pode garantir com um pequeno investimento.

 

Lembre-se: você pode solicitar cotação sem compromisso. E, se os valores de cobertura ideais para sua total tranquilidade realmente deixarem o valor de investimento acima do que você pode contratar no momento, você pode contratar uma apólice mais modesta e aumentar os valores de indenização com o passar do tempo. Assim, pelo menos, você não fica totalmente descoberto.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: dicas dinheiro finanças pessoais proteção financeira seguro