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5 qualidades de uma empresa de serviços de sucesso

Cinco qualidades que fazem a diferença em uma empresa de serviços de sucesso. Veja o resultado do IDC de novembro de 2011 e como mudar esse índice para melhor com 5 dicas de como fazer uma empresa de serviços melhor.

Marcos Rezende,

Segundo matéria divulgada neste mesmo portal, o Índice de Confiança de Serviços (ICS), apurado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), caiu em novembro deste ano pelo quarto mês consecutivo:

"O indicador, que mede a confiança de empresários do setor de serviços na economia do país, diminuiu 0,6%, ao passar de 129,7 pontos em outubro para 128,9 pontos em novembro, atingindo o menor patamar desde janeiro deste ano (128,2)."

Como administrador de empresa na área de serviços, enxergo esse índice como uma comprovação daquilo que tenho exergado no mercado há anos: é muito difícil contratar boas empresas de serviços, seja ela de qual ramo for. Desde a área da construção civil a área de tecnologia, não conseguimos encontrar empresas que cultivem atributos básicos que melhoram a confiança dos compradores.

Existe uma demanda e uma oportunidade muito grande para o empresário se dar bem à frente de uma empresa de serviços, basta cultivar algumas qualidades importantes:

1. Organização de processos: organizar processos é fundamental para que a empresa ganhe velocidade de crescimento. Com processos mal organizados, a empresa perde performance, pois o "como fazer" fica na mão de algumas pessoas inibindo a escalabilidade do negócio. Quanto melhor organizados e difundidos forem os processos dentro da empresa, mais rapidamente ela crescerá.

2. Planejamento: desde planejar o orçamento até planejar a entrega, esta é uma qualidade fundamental para a empresa que quer "andar" sabendo para onde está indo. Sem um "mapa" (planejamento) não temos como chegar até o tesouro ou, ao menos, estabelecer "check points" que apontem o nosso progresso.

3. Transparência: se a capacidade de entrega da sua empresa esta próxima do limite, comunique. Não espere o problema acontecer. Melhor ainda, deixe seus processos e planejamento às claras para todos, interna e externamente. É importante que os colaboradores de uma empresa compreendam como ela funciona. Assim como também é importante que os clientes saibam que aquilo que estão comprando será entregue no dia tal por causa disso e daquilo. Transparência é compromisso com a verdade.

4. Autonomia aos colaboradores: trate os colaboradores da sua empresa como adultos, engrandecendo o poder de decisão que cada um tem. Favorecendo a autonomia, sua empresa cria um ambiente onde decisões são tomadas rapidamente e responsabilidades são assumidas por todos. Isso une o grupo em torno do mesmo objetivo e agiliza o crescimento da empresa.

5. Meritocracia: retibua o bom trabalho com bom pagamento. Estabeleça os processos, faça o planejamento, divulgue estas informações para todos e dê a eles poder de ação. Após ter feito isso, crie mecanismos claros de avanço de carreira onde cada colaborador possa se auto-avaliar e ainda, os gestores, possam ter consciência clara das competências e talentos da equipe que gerenciam. Compartilhe a riqueza da empresa entre os funcionários que logo, sua empresa terá uma equipe participativa e lucrativa que junto com o administrador, fará o negócio crescer.

Vamos mudar esse Índice de Confiança de Serviços e melhorar a qualidade de vida de todos que contratarem nossos serviços.

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Tags: agil crescimento empresa organizacao processos servicos