Mais comentada

7 dicas para se tornar amigo do seu dinheiro hoje

Se você não sabe quanto ganha no ano, quanto gasta pagando taxas de administração de contas bancárias e cartões de créditos e seu dinheiro não anda sobrando, este artigo foi feito especialmente para você.

   O Brasil é um dos países com maior taxa de juros do mundo, mesmo assim mais da metade dos brasileiros não conseguem se imaginar fazendo investimentos, eles mal conseguem pagar suas dívidas, acreditam que investir é coisa somente para pessoas ricas, esqueça já isto, você também pode começar a investir hoje. Aprenda dicas práticas para começar a ter uma boa relação com seu dinheiro.

    Dica 1 – Anote durante o mês todos os seus gastos desde a conta luz que foi paga, ao chocolate comprado em loja de conveniência, assim como todo dinheiro que você recebe no mês. È imprescindível você saber o quanto entra e sai no mês e o quanto você retém para si no ano, para criar sua reserva de emergência. Possuindo uma reserva de emergência, caso fique desempregado ou haja um contratempo este dinheiro poupado não te faz criar dívidas. A reserva de emergência deve ser o valor para se manter por no mínimo 4 meses.

     Dica 2 – Saiba quanto você gasta por ano pagando anuidades de cartões de crédito, qual a taxa de manutenção cobrado pelo seu banco pelas suas contas, e quais serviços são gratuitos. Descubra se é realmente vantajoso manter ativo estes cartões e contas.

   Dica 3 – Esta dica é a estratégia da sua primeira economia, do que adianta você possuir 5 cartões de crédito se para mantê-los você gasta mais de 5% da receita de um mês. O cartão de crédito pode ser seu aliado ou inimigo depende do uso e neste caso ele anda fazendo você perder dinheiro, aprenda a ter somente um cartão e se for essencial, caso você não consiga se educar a gastar somente aquilo que pode realmente pagar é melhor não fazer uso deste recurso, o cartão de crédito deve ser usado quando você tem meios de pagar aquela dívida gerada no ato da compra, e se você dispõem de dinheiro melhor pagar á vista podendo assim pedir desconto.

   Dica 4- Peça desconto em tudo, seja na compra de roupas, móveis, viagens, se você tem o hábito de fazer compras online confira primeiro a diferença de preço entre as lojas, observe quais cobram pelas entregas assim como seus prazos . Empresas como: Natura, Dafiti, Saraiva, Gol, oferecem cupons de descontos sempre disponíveis na web vale a pena fazer uma busca. Lembrando que roupas na troca de estação sempre estão com preços melhores em que em seu lançamento, a moda não coopera com a saúde do seu bolso.

   Dica 5- Tenha uma conta digital, hoje em dia com um smartfone você tem acesso a todos tramites que um banco presencial oferece, a diferença é que quem faz todas as operações é você, sendo assim você não paga por transferências de dinheiro, manutenção de conta ou mensalidade de cartão de crédito. Além de agendar e realizar seus pagamentos sem sair de casa, o Banco Inter é um exemplo que oferece esses serviços.

   Dica 6- Aprenda a se planejar gastando somente o essencial, poupando 30% do dinheiro que entra todos os meses e vivendo com os outros 70%, logo você estará construindo sua aposentadoria sem grandes esforços e não dependendo do salário do governo. A estratégia aqui é fazer seu dinheiro render, com isso não resolve apenas colocá-lo na poupança, este hábito não é um investimento inteligente, isso só fará você deixar de ganhar mais dinheiro. A internet é uma excelente ferramenta para você adquirir conhecimento de graça, dedique 10 minutos do seu dia para aprender a aplicar seu dinheiro de forma correta, abra uma conta em uma corretora de valores é simples e gratuito, na plataforma do corretora (home broker) você terá acesso a vários tipos de investimentos, tendo a oportunidade de fazer seu dinheiro se multiplicar, investindo seja em renda fixa como: tesouro direto, LCI ou em renda variável como mercado de ações você terá rendimentos até dez vezes maiores que a poupança. Conhecimento é poder estude qual melhor tipo de investimento é indicado para você.

   Dica 7 Aprenda a criar valor nas coisas, um exemplo: jogar fora aquele jogo de cadeiras que foi do seus pais onde as peças podem não ter um design moderno parecendo perfeito para sua casa, mas possuem memória afetiva, representam momentos felizes onde a família passava tempo juntos, vale a pena conhecer a filosofia japonesa wabi sabi, você pode manter o jogo de cadeiras reformando e gerando uma boa economia. Antes de realizar qualquer compra aprenda a ver o valor que aquilo representa para você, qual a freqüência de uso aquilo terá, avalie se você realmente usará diariamente uma máquina de fazer waffle, torradeiras, microondas, baby liss como tantos outros aparelhos. A mesma regra se aplica para seu guarda roupa do que adianta possuir 100 peças se as roupas não se conversam, possuem informações demais, o tecido não é de qualidade, você estará sendo apenas uma acumuladora de coisas, desperdiçando o dinheiro que poderia realizar seus sonhos que estão parados por falta de foco, planejamento e ação.

   O dinheiro é seu amigo, desde que você saiba utilizá-lo com inteligência e respeito, o cartão de crédito é seu aliado quando você ganha benéficos com ele, quando você já tem o recurso para pagar aquela dívida feita sem se preocupar com prestações. A segurança financeira só vem quando você poupa seu dinheiro, aprende a multiplicá-lo fazendo investimentos para uma velhice tranqüila sem depender de regra de aposentadoria do governo.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: #contadigital #corretorasdevalores #cotidiano #dicasdeeconomia #dicasfaceis #dinheiro #economia #finançaspessoais #homebronker #investimentos #melhoresrendimentos #mercadofinanceiro #mudançadevida #mulheres #planejamento #planejamentofinanceiro #prosperidade #riqueza #sonhos #sucesso #wabisabi

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração