Mais comentada

As melhores coisas para fazer com o seu dinheiro

Indicações de onde gastar ou investir o seu dinheiro e onde não fazer

Já está comprovado que a gratificação trazida pelos bens materiais pode durar pouco tempo. Sabemos também que constantemente somos atraídos pelo desejo de ter (possuir), com a ideia principal de que assim, conseguiremos obter felicidade.

Assim, ao colocar nosso foco apenas nos bens materiais e valores monetários para obter felicidade, corremos o risco de sermos bem-sucedidos e felizes apenas por breves momentos e curtos períodos, já que as coisas novas perderão o brilho e nós, naturalmente, o interesse por elas.

Neste sentido, que tal uma reflexão de ao invés de gastarmos nosso dinheiro em coisas materiais, tentarmos gastá-lo (investi-lo) em algo que crie memórias duradouras para nós?!

As memórias tornam-se parte de nossas vidas para sempre e nos ajudam a ser quem somos, colaborando para o crescimento pessoal e até profissional. As boas experiências ficam marcadas em nossa mente e ao recordá-las, temos e sentimos alegrias profundas.

Por isso, gostaria de compartilhar 4 coisas nas quais acredito podemos gastar menos dinheiro (e tempo) e 4 coisas que podemos gastar mais dinheiro (e tempo) para tornar nossa vida mais agradável.

Se gostar, use essas dicas para poupar dinheiro e investir em experiências que irão verdadeiramente enriquecer sua vida e daqueles ao seu redor.

Não gaste muito dinheiro em:

1. Eletrônicos

Os eletrônicos nos dias de hoje são quase uma necessidade, mas isso não significa que você precise gastar dinheiro para ter um novo Iphone. A nova e brilhante sensação de ter um dispositivo eletrônico caro, também é passageira. É quase garantido que haverá um modelo mais novo e melhor de qualquer dispositivo que você possua no próximo ano (ou até antes disso).

2. Decoração da casa

Sempre haverá um vaso ou quadro diferenciado para decorar sua casa. Você não precisa gastar muitos reais para ter uma casa moderna e sofisticada. Sempre há maneiras de conseguir o mesmo visual das revistas, e gastando menos com o uso da criatividade.

3. Carros

Ter os mais novos modelos de carros não é propriamente um estilo de vida inteligente, a menos que você possa pagar cada um deles quando o próximo modelo for lançado. Esta pode se tornar uma maneira de você entrar em um buraco sem fim quanto a compromissos financeiros e até dívidas.

4. Roupas da moda

Você não precisa se sentir culpado(a) por comprar novas roupas, bolsas e sapatos de vez em quando. Mas quando chega ao ponto em que você está sem espaço no armário, talvez seja hora de economizar o dinheiro para outras coisas. Há sempre uma nova moda e não pode existir muita felicidade em gastar todo o seu dinheiro arduamente por algo tão passageiro.

De outro lado, você pode gastar dinheiro com:

1. Educação

Para muitos, não há outro sentimento no mundo que possa ser comparado com a sensação de começar a entender outro idioma sem pensar nele. Embora algumas aulas de idiomas possam ser caras, valem a pena. Fazer aulas também sobre diferentes culturas, religiões e diferentes profissões abrirá sua mente para um mundo totalmente diferente.

2. Viagens

Viajar pode ser caro às vezes, mas cria memórias que duram para o resto da vida - até mesmo as más experiências. Uma viagem curta pode custar o mesmo que um bom laptop e as longas viagens podem custar o mesmo que um carro que você realmente não precisa, mas quer. Que tal trocar ou experimentar trocar essas coisas materialistas por uma noite na Torre Eiffel ou uma longa viagem pelos Alpes?

3. Livros

Um livro sempre trará sensações diferentes para cada leitor que virar suas páginas. É uma experiência completamente diferente usar sua imaginação para colocar as palavras do autor em imagens em sua própria mente. Livros nunca exigem que você os ligue, carregue ou reinicie (pelo menos os de papel é claro). São coisas que você pode transmitir de geração para geração. É uma experiência muito diferente se sentar em algum lugar, com um livro na mão, com absolutamente nenhuma distração, pois livros são portais para explorar mundos completamente diferentes com o giro de cada página.

4. Desenvolva novas habilidades

Desenvolver novas habilidades sempre te fará descobrir experiências enriquecedoras. Faça um curso de culinária ou aprenda a pintar, fotografar ou até mesmo desenhar, talvez seja algo que você sempre quis. Na Itália, eles oferecem aulas de culinária em um vinhedo. Imagine viajar e aprender a cozinhar? É algo que você pode levar para casa e ensinar amigos e familiares. Mas é claro que você não precisa ir tão longe, há muitas opções de cursos perto de você, aproveite para aprender e explorar novos conhecimentos.

Lembre-se: coloque seu dinheiro em coisas que criarão experiências inesquecíveis e que possam potencializar suas experiências e emoções. Você não precisa gastar todo seu dinheiro criando memórias, mas caso o faça na medida que considere certa, não tenho dúvidas que não irá se arrepender.

Boa sorte!

Luis Fernando Freitas - www.lfpdefreitas.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: administração coaching dinheiro investimento