Auditoria em Recursos Humanos

Lucas Gabriel,
Hoje, uma organização não pode mais deixar as questões trabalhistas em segundo plano. A valorização da mão-de-obra deve ser observada como diferencial num mercado extremamente competitivo. Empregados satisfeitos resultam em benefícios diretos e indiretos.
Só no ano de 2007, cerca de 2 milhões e 560 mil novos processos trabalhistas foram autuados na Justiça do Trabalho. Foram julgados 2 milhões e 550 mil e passados 1 milhão e 400 mil para 2008 (considerando que houve um resíduo de 1 milhão e 390 mil processos não julgados que foram passados de 2006 para 2007).
Em 2006, 21,3% de todas as Ações Trabalhistas foram originadas na Indústria, 15% no setor de Prestação de Serviços, 13,8% no Comércio e os 48,9% nos outros setores da economia. As Ações Trabalhistas resultaram em pagamentos de indenizações aos reclamantes no valor de R$ 8.215.000.000 (Oito bilhões, duzentos e quinze milhões de reais) só no ano de 2006! E esses números vêm crescendo gradativamente com o passar dos anos.
O intento de uma Auditoria Trabalhista Preventiva é manter as empresas preparadas para situações das mais adversas, como ajuizamento de ações trabalhistas ou multas elevadas, cujos benefícios comparados ao investimento são imensuráveis, ao proporcionar vantagens do tipo ganhos de produtividade, seja na qualificação das pessoas envolvidas, na redução de contingências ou na racionalização das operações.
O serviço de auditoria de RH é, acima de tudo, um trabalho de medição e prevenção, ou seja, envolve basicamente o estabelecimento de determinadas ações que visem solucionar problemas ou preveni-los, a fim de evitar desde demandas judiciais e infrações administrativas até divergências comportamentais dentro da empresa.
A "LUGAR Recursos Humanos" possui um preparo profundo e amplo nas diversas áreas que este departamento atua, como por exemplo, conhecimentos jurídicos, trabalhistas, comportamentais e empresariais, mantendo-se atualizados e atentos as mudanças dessa área.
O trabalho é realizado nos procedimentos internos, face à legislação trabalhista e previdenciária, desde a admissão do empregado até o seu desligamento.
Contempla, dentre outros, os cálculos da folha de pagamento, verificação de horário e jornada de trabalho, concessão de férias, cálculos e recolhimentos do FGTS, INSS, do Seguro de Acidentes do Trabalho, do IRRF, revisão das rescisões de contratos de trabalhos, Análise do programa de Cargos, Salários e Benefícios, etc. Engloba ainda a identificação e a correção de procedimentos vulneráveis, com direcionamento a métodos seguros e de bons resultados e minimiza o risco de autuações por parte das autoridades fiscalizadoras do trabalho, da previdência social e de reclamações trabalhistas.

Solicite uma proposta detalhada, através dos telefones: (41) 8700-1782 / (41) 8513-6612 ou pelo e-mail: consultoria@rhlugar.com.br

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.