Consumir ou Poupar?

Se você já teve dúvida em algum momento sobre poupar ou consumir, neste artigo eu falo sobre como fazer a melhor escolha quanto a isso.

Se você é uma pessoa que tem sonhos, planos para o futuro ou no mínimo quer desfrutar a vida intensamente, você já deve em algum momento ter feito esta pergunta a si mesma: e agora, poupo ou compro o que eu quero?

Eis uma dúvida cruel, e que a todo o momento pode surgir em nossa mente, mas se você ainda se pega fazendo esta pergunta a si mesma, pois sonha em trocar o carro ou mesmo realizar o sonho da família de fazer aquela viagem, mas constantemente também fica angustiada porque se preocupa com o futuro, saiba agora o que fazer.

Consumir ou Poupar? Tudo depende. Para esta pergunta é preciso primeiro avaliar qual ou quais os seus objetivos? Aliás, você tem uma lista de objetivos ou prioridades do que quer ou precisa fazer ainda neste mês ou ano? E para os 3 próximos anos? Se não, é a primeira coisa que você deveria fazer!

Isso é importante porque irá nortear todas as suas outras decisões. Se você não sabe o que quer ou precisa fazer, qualquer uma das opções será válida, mas se você tem esta lista de objetivos e prioridades fica mais simples decidir o que fazer com o seu dinheiro todos os meses: se poupar ou consumir…

Há pessoas que defendem que precisamos viver a vida da melhor forma e por isso mesmo consumir faz parte disso, até porque a vida é curta e não sabemos o dia de amanhã, por isso são adeptos do ‘Viva sua vida agora’. Outras pessoas já são mais conscientes e preocupadas com o futuro e por isso acreditam que poupar é uma das opções mais viáveis para obter uma vida mais tranquila. Seja qual for a sua resposta a esta pergunta, saiba que é preciso sim tanto ter qualidade de vida agora como também poupar para o futuro.

E você pode estar se perguntando, mas como fazer isso se o dinheiro mal paga as contas do dia a dia? Ou eu faço uma coisa ou outra…. será?

Saiba que é totalmente possível ter uma vida financeira organizada e saudável, fazendo boas escolhas no momento atual e também poupando para projetos futuros. Claro que para isso é preciso ter um bom planejamento financeiro pessoal. Por isso citei sobre a lista de objetivos e prioridades, pois é de fato o primeiro passo, e depois desta lista ficará mais fácil organizar suas finanças de acordo com suas prioridades.

O segundo passo é entender a importância de cada um dos objetivos que você possui e definir se de fato eles são coerentes com a sua vida e também ter um prazo para alcança-los.

E por ultimo começar de fato a colocar em pratica o Plano de Ação que você desenvolverá para cada um dos objetivos. Saiba que após isso sua vida dará um salto em qualidade e também financeiramente, pois você estará caminhando rumo aos seus objetivos. Estas são dicas simples, porém bastante efetivas e que fizeram toda a diferença para minha vida. Coloque-as em prática e verá o quanto sua vida mudará para melhor!

Klenia Lopes

Especialista em Finanças

 

www.producaoderiqueza.com.br

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: finanças, consumo, poupar, escolhas, dinheiro, compras, gastos, riqueza