Mais comentada

É possível perder dinheiro no tesouro direto?

O Tesouro Direto está se popularizando cada vez mais entre os brasileiros, mas é possível haver perdas ao investir nele?

O Tesouro Direto é um programa do governo de compra e venda de título públicos federais. Bom, se você tá querendo saber se é possível perder dinheiro, acredito que você já vem estudando um pouco sobre o programa.

Sim, é possível perder dinheiro, basicamente quando o título que você tiver comprado perder valor devido a alguns movimentos da economia.

Mas, também é possível que você ganhe mais dinheiro do que você espera, vou te explicar melhor.

Primeiro, se você optar pelo tesouro SELIC, as duas possibilidades acima não irão acontecer, pois toda a rentabilidade será no valor da taxa SELIC, que sempre é posivitva.

Agora vamos para os outros títulos: O prefixado e o IPCA. Você deve notar que os mesmos possuem um prazo para resgate do valor investido. Portanto, se você compra um título, com determinada retabilidade e resgatar o mesmo no prazo de vencimento, você receberá o valor acrescido da taxa de rendimento acertada no momento da compra.

Então, nos casos em que o resgate do título é feito no prazo de vencimento, também não há a possibilidade de perda de dinheiro ou de rentabilidade contratada.

Agora, se você comprar um título préfixado ou IPCA, com determinado prazo para resgate e decidir vendê-lo antes da data de vencimento, você estará sujeito à perda de capital, pois os valores dos títulos oscilam de acordo com a economia.

ex: Um título que custa 1000 reais, te garante X rentabilidade caso você faça o resgate no prazo contrado.

Agora, se você decide fazer o resgate antecipado, o seu título valerá de acordo com a situação economica do pais atualmente, ou seja, o valor dele pode ter aumentado ou pode ter diminuído, por isso é importante verificar o valor atual que ele está antes realizar o resgate.

Portanto, é muito importante se planejar financeiramente, para que você não precise utilizar os valores investidos nos títulos pré-fixados e IPCA.

Ou, você pode optar por investir apenas nos títulos SELIC, onde haverá um pouco menos de rentabilidade mas não haverá riscos de perdas.

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: tesouro direto titulos publicos