Inep quer economizar milhões com o ENEM, como você otimiza seus processos internos?

É necessário acompanhar de perto todos os processos e otimizar os custos dentro da sua operação. Você está preparado?

O estudante que já prestou o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM, em alguma edição anterior a esta de 2019 e for novamente fazer o exame vai se deparar com várias mudanças na aplicação da prova.

O Inep, que já divulgou as datas do ENEM 2019, revelou que serão aplicadas mudanças em três frentes que geram vários custos:

  • Eliminação da folha de rascunho, economia de papel
  • Treinamentos online, substituíndo deslocamento e locação de espaços
  • Alteração no processo identificação individual, usado formatos mais modernos

“Ao longo do ano, com a contribuição de consultores contratados,
pretendemos diminuir ainda mais os custos a partir da redução de
despesas adicionais", foi o que afirmou Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

O ENEM é hoje o segudo maior exame vestibular aplicado no mundo e serve para diversas aplicações, como ProUni, Sisu e Fies. Descubra aqui as datas do ENEM 2019 > https://beduka.com/blog/enem/como-pedir-isencao-taxa-enem/

Mas, o que o ENEM tem a ver com miha empresa?

É necessário, assim como fez o presidente do Inep, implementar um sistema de melhorias constante em sa empresa, com objetivo de otimizar os custos.

Se os seus gastos com telefonia estão elevados, verifique a possibilidade de migração para soluções como Skype e WhatsApp, se os gastos com papel estão alto, verifique a possibilidade de digitalizar seus documentos.

Não estou aqui dizendo que você deve evoluir em todos os aspectos da sua produção, mas é necessário acompanhar o equilibrio entre custo x resultado.

Algumas empresas estão inovando e criando um setor que é justamente para redução de custos, abandonando o antigo redução de perdas.

Os profissionais deslocados para esta nova função têm por objetivo avaliar os custos de cada processo, estudar soluções diferentes e aplicar testes para ver se tais inovações fazem sentido dentro de suas empresas.

Se o resultado for satisfatório, logo, os processos são incorporados e feitos treinamentos para que os demais funcionários estejam sempre por dentro das mudanças internas.

Avalie seus custos operacionais e faça um desafio, o que você pode otimizar?

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: economia otimização de processos