Mais comentada

O que é Tesouro Direto?

Você já pensou como o governo federal custeia todas as obras do país? Se já refletiu sobre isso algum dia, acredito que ficou bastante curioso. A resposta é bem simples, através de impostos e empréstimos! Todas as empresas e cidadãos contribuem com uma parcela disso.

O Tesouro Direto é exatamente a forma simples e rápida para levantar o dinheiro necessário para os investimentos públicos em todo o país. Basta acessar o site www.tesourodireto.com.br ou a sua corretora, analisar e escolher os títulos conforme as taxas e prazos que deseja aplicar.


Essa modalidade de investimento é a mais segura do país e atualmente existe comercialização de cinco tipos de títulos, divididos em prefixado, pós-fixados e indexados.

 

  • Títulos Prefixados:
    Os títulos prefixados possuem rentabilidade definida já no momento de compra, ou seja, você sabe exatamente o valor que receberá quando chegar à data do seu vencimento. Atualmente existem dois títulos a venda: Tesouro Prefixado (LTN) com vencimentos em 2019 e 2023, além do Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F), para 2027.

 

  • Títulos Pós-Fixados:
    O Tesouro Selic (LFT) para 2021 é um título pós-fixado atrelado à taxa de juros do país (Selic). Neste título a volatilidade é bem menor, tornando o investimento mais conservador.

 

  • Títulos Indexados:
    Os títulos indexados possuem rentabilidade relacionada com a variação da inflação (IPCA), acrescida da taxa pactuada na contratação. Atualmente existem dois títulos a venda: Tesouro IPCA (NTN-B Principal) com vencimentos em 2019, 2024 e 2035 e o Tesouro IPCA com Juros Semestrais (NTN-B) para 2026, 2035 e 2050.

 

  • Imposto de Renda:
    O imposto de renda é regressivo e calculado sobre o ganho. Quanto maior for o prazo de permanência, menor a tributação.

 

Até 180 dias 22,5%
Entre 181 até 360 dias 20%
Entre 361 até 720 dias 17,5%
Acima de 720 dias 15%

 

Autor: Assessor de Investimentos Bruno Carvalho.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: dinheiro investimento lhxinvestimento rentabilidade taxadejuros tesourodireto titulos

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração