Para ganhar mais dinheiro é preciso estudar mais

Não tem dinheiro para pagar cursos caros? Existem alternativas. O que não pode é parar de estudar!

Já lhe disseram que se você quer ganhar dinheiro e ser alguém na vida ter uma vida “bem sucedida” é preciso estudar bastante?

A Relação entre Estudar e Dinheiro Segundo Dados do IBGE

Isto é o que os números mostram segundo pesquisa realizada pelo IBGE através da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) e veiculado pelo Site Estadão em 11/01/2019.

A pesquisa concluiu que para receber um salário superior a média nacional (R$ 2.196), é preciso estudar mais de 12 anos. Isto significa que é necessário ter alguma formação profissional além do ensino médio para ganhar mais dinheiro. Esta informação não é novidade para a maioria das pessoas.

No entanto, também foi divulgado que mais da 70% da força de trabalho brasileira, estudou no máximo até o ensino médio. Este número é muito elevado. Isto não prejudica apenas a vida da população que possui menor grau de formação, mas também evidencia um mercado de trabalho sedento por mão de obra qualificada.

Continue Estudando

É de amplo conhecimento o fato de que cursos de ensino superior possuem um custo monetário consideravelmente elevado. Sem dúvidas, este é um dos fatores que mais tem barrado a continuidade dos estudos da população brasileira. Tanto para o ingresso nas instituições de ensino, quanto para a manutenção dos estudos nas mesmas. Esta barreira financeira ganha força diante de fatores como desemprego, instabilidade econômica entre outros.

Porém existe um detalhe que muitas vezes pode passar despercebido. Não são apenas nas instituições de ensino superior que temos a oportunidade de dar continuidade em nossos estudos. Claro que graduações têm o seu valor, mas não são apenas com elas que podemos enriquecer os nossos currículos. Existem diversos sites e escolas que oferecem cursos e workshops gratuitos ou com valores acessíveis.

Minha Experiência

Além de graduado em administração pela UNISINOS, sou técnico de informática formado por uma escola estadual do estado do RS. Este curso técnico foi realizado de forma totalmente gratuita. Apenas precisei fazer uma avaliação de conhecimentos básicos. Poucos meses depois de ter iniciado o técnico, tive o meu primeiro contato com o mercado de trabalho. As portas do meu primeiro (e único) estágio foram abertas pelo fato de estar cursando este curso. Também realizei dezenas de outros cursos online (alguns com certificados) de forma gratuita, os quais me agregaram conhecimentos diversos.

Não estou tentando desmerecer uma graduação, se assim fosse eu mesmo não teria cursado. A questão é que não devemos simplesmente parar de estudar porque não temos condições de pagar por cursos caros. Existem diversos bons cursos e workshops onlines gratuitos, que podem ser localizados com simples pesquisas no Google, até mesmo vídeo-aulas e guias. Você não se tornará especialista com eles, mas te ensinarão a fazer. Sem dúvidas eles serão úteis para o seu aperfeiçoamento pessoal e profissional e lhe ajudarão a sair da zona de conforto. 

Alguns sites com cursos gratuitos e/ou com valores acessíveis:

Coursera

EduK

Escola do Trabalhador

Fundação Getúlio Vargas

iPed

Qualifica Goias

Sebrae

Senai SP

Veduca

Teve alguma experiência profissional que aconteceu devido os seus estudos? Conhece algum site que possui cursos online gratuitos? Comente!

Artigo originalmente publicado em meu site (link no perfil).

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Dinheiro Educação Finanças Pessoais