Perfil de investidor? Eu tenho isso?

Uma dúvida recorrente em todos investidores iniciantes é conseguir entender em qual perfil de investidor ele se encaixa. E porque ele deve se encaixar em algum perfil.

Antes de conceituar os perfis, é importante entender o que motiva esse tipo de segmentação. O perfil de investidor vai ajudar a direcionar quais os tipos de investimentos mais adequados para você. E por outro lado, também vai limitar e restringir alguns tipos de investimentos que não são adequados a seu perfil.


Mas então, indo direto ao assunto, quais são os perfis de investidores?
Podemos definir da seguinte forma:


-Conservador
-Conservador-moderado
-Moderado
-Moderado-agressivo
-Agressivo


A diferença entre eles é o apetite pelo risco. Avaliando sob o ponto de vista de rentabilidade, enquanto perfil conservador busca segurança e proteção de patrimônio, o perfil agressivo está disposto a correr mais riscos em troca de maior rentabilidade.


As aplicações do perfil conservador são mais previsíveis do ponto de vista de rentabilidade, mas por outro lado, em sua grande maioria, a sua performance tem como referência as taxas de renda fixa como o CDI e a SELIC. Considerando a redução de 50% da taxa SELIC nos últimos 12 meses (de 14,25% para 7,50%), podemos concluir que a rentabilidade das aplicações conservadoras também sofreu redução em torno de 50% no mesmo período.


As aplicações do perfil agressivo possuem mais risco do ponto de vista de rentabilidade, sofrem maior volatilidade, oscilam mais e podem inclusive ter rendimentos negativos em alguns períodos. Isso acontece porque são investimentos que tem como referência ativos de maior risco como juros, ações, moedas e até commodities. Por outro lado, assumindo mais riscos, buscam rentabilidades superiores às taxas de referência da renda fixa.


E entre os dois extremos (conservador e agressivo), existem os perfis intermediários.

 

Autor: Osório Neto

Avalie este artigo:
(3)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: agressivo conservador conservador-moderado investidor investimento lhxinvestimentos mercado moderado moderado-agressivo perfil performance rentabilidade risco taxas volatilidade