Mais comentada

Profissão: Coach!

Coaching vive o auge no Brasil, e com ele profissionais de diversas áreas estão aumentando seus rendimentos e expandindo sua atuação

José Roberto,

O Brasil nos últimos anos teve um forte crescimento em sua economia, que afetou a sociedade como um todo, e tanto pessoas comuns quanto profissionais, têm investido e buscado ampliar seus conhecimentos e desenvolver suas capacidades. Com isso, tem sido cada vez maior o número de pessoas que elegem a profissão de Coach como nova alternativa as suas ocupações atuais, não só para aumentar sua renda, fazer seu próprio horário, mas principalmente para tornarem-se seus próprios chefes.

Tanto no campo profissional quanto no pessoal coaching é um processo dinâmico, interativo que pode ser conduzido individualmente ou em grupo, propiciando um ambiente de reflexão, construção, evolução e transformação a partir do autoconhecimento. Dessa forma, o coach apoia seu cliente na elaboração de metas inteligentes e congruentes com seus valores e motivações, e assim possa atingir seus objetivos.

Através do processo de coaching esses profissionais, das mais variadas áreas do conhecimento humano, a exemplo de médicos, engenheiros e jornalistas têm descoberto que podem usar suas experiências, sejam elas: pessoais, profissionais ou ainda acadêmicas para apoiar no desenvolvimento de outras pessoas. O retorno financeiro é outro atrativo. As sessões individuais podem custar, em média, de 100 a 1000 reais e durar até 1h30, sendo realizadas de forma semanal, quinzenal, mensal ou de acordo com as necessidades do cliente.

Os encontros podem ser conduzidos “face to face”, de forma presencial, ou ainda virtual, apoiados por ferramentas tecnológicas como: internet e telefone. Em cada sessão o Coach trabalha junto ao cliente no seu aprimoramento como um todo, tanto nos níveis: intelectual, comportamental e emocional, no intuito de que este, ao definir suas metas, possa direcionar suas ações, de forma mais efetiva, para a realização de seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

No âmbito empresarial, onde ainda é mais difundido e utilizado, o coaching tem sido favorecido, ou melhor, reconhecido por que às corporações comprovaram, na prática, que a metodologia já superou o modelo antigo de gestão. Este ainda é um grande nicho de atuação para um novo coach, pois as empresas tem buscado cada vez mais, através do processo, dar todo o suporte para o desenvolvimento de seu capital humano. E essa valorização é fruto da eficácia do coaching, pois não é apenas o profissional, individualmente, que colhe os benefícios, mas a corporação como um todo.

Mas o coaching, em toda sua amplitude de alcance, transcende o ambiente empresarial, e é uma alternativa também, para aqueles que na vida pessoal, buscam mudança, evolução e crescimento. Nesse sentido, o trabalho de um coach, também pode ser orientando para o campo pessoal, e em atuar no aprimoramento das relações interpessoais de seus clientes, sejam elas afetivas ou familiares; e ainda apoiar no planejamento para realização de objetivos, na motivação para alcançá-los, numa melhor comunicação interpessoal e no autodesenvolvimento com um todo.

Acelere também suas realizações pessoais e profissionais, seja Coach! A profissão além de fortalecer o autoconhecimento e o desenvolvimento de suas capacidades, tem como missão apoiar o desenvolvimento e as realizações de outras pessoas. Com uma formação em Coaching você agrega valor a sua atual formação,cria uma nova fonte de renda e melhor ainda, um novo estilo de vida,onde seu trabalho é buscar os benefícios deste processo não apenas você ou seu cliente, mas para todos.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: autoconhecimento Brasil coach empresas pessoal profissão profissional

Vagas de trabalho