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projeto de pesquisa :O ACADÊMICO DE ADMINISTRAÇÃO E OS DESAFIOS DE SUA FORMAÇÃO

Marcelo Pinho,
1 INTRODUÇÃO


O presente projeto de pesquisa atende à disciplina de Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, faz parte da grade curricular do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Campus Maringá, como requisito para obtenção do título de Bacharel em Administração.
O curso de Administração é um dos que mais captam estudantes ingressantes no ensino superior e um dos que mais colocam profissionais no mercado, a reflexão deste projeto de pesquisa tratará do tema O Administrador e os desafios de sua formação, estudo realizado na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC-PR, Campus Maringá.
Pelo fato do Administrador ser “o elemento dinâmico e vital de qualquer empresa (...). E, em uma economia competitiva, são sobretudo a qualidade e o desempenho dos administradores que determinam o sucesso de uma empresa” (DRUCKER 2002, p. 19). Logo, devido às mudanças e às instabilidades da atual conjuntura econômica e social, as empresas exigem que o profissional tenha uma boa preparação, capacitação e formação, o que torna capital o papel da instituição de ensino que se propõe a formá-lo.



2 PROBLEMA E JUSTIFICATIVA


O Brasil apresenta um grande complexo de instituições de ensino superior, e com elas, a super oferta do curso de Administração. Contudo, é importante considerar a qualidade dos mesmos. Neste sentido cabe a seguinte reflexão: será que estas instituições sabem o perfil de administrador que o mercado precisa? Qual o perfil de administrador que estão disponibilizando para o mercado de trabalho?
Assim, como houve o aumento das instituições de ensino, há também mais exigências das organizações na qualificação dos profissionais na hora das contratações. Para atender os requisitos exigidos, é preciso que o administrador passe por um processo de aprendizagem com uma grade curricular que estimule habilidades como: criatividade, vontade de aprender, desenvolver raciocínio lógico, analítico e crítico. Algumas dessas habilidades são natas, outras serão adquiridas durante a formação, por isso é importante o aluno ingresso verificar se elas possuem um programa pedagógico e uma grade curricular que atenda aos anseios do mercado.

3 OBJETIVOS


3 OBJETIVOS


3.1 OBJETIVO GERAL


Identificar as expectativas de formação dos ingressos e formandos do curso de Administração da PUC-PR, Câmpus Maringá.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


• Estabelecer o perfil dos acadêmicos do curso de Administração da PUC-PR, Campus Maringá;
• Levantar as razões da escolha pelos quais os acadêmicos escolheram o curso de Administração;
• Mensurar o grau de satisfação dos discentes em relação à formação que obtiveram durante a sua formação;
• Delinear as dificuldades encontradas durante o curso e sua influência na carreira profissional.
• Verificar se os formando desejam ter uma educação continuada nas especializações que a PUC-PR, Campus Maringá oferece, e mensurar quais gostariam de cursar.


4 REFERENCIAL TEORICO


Segundo o Conselho Federal de Administração – CFA, o curso de Administração no Brasil surgiu com o advento do processo de industrialização, a partir de sua criação houve uma procura gradativa pelo curso, o que Pereira (1968) chama de “explosão estudantil”. Hoje essa explosão resultou na superoferta de instituições de ensino superior privadas, que oferece o curso de Administração, o tornando muitas vezes como um grande negócio, pois sua maioria são com fins lucrativos, em Maringá, por exemplo, das seis que oferecem o curso de Administração, somente a PUC-Pr não tem fins lucrativos (Ministério da Educação e Cultura – MEC).
È preciso verificar se as instituições estão preocupadas com a qualidade de formação de seus acadêmicos e se estão atendendo as suas expectativas. Quando se trata de ensinar, independente do curso, é correto afirmar que nessa área do saber, a uma preocupação muito grande voltada para o "ensinar", isto é, o "transmitir informações”, para que isso ocorra é necessário que a instituição de ensino conheça o perfil de seu acadêmico, e o perfil do profissional de administração que ela esta colocando no mercado, sobre esse profissional Tachizawa (2004, p. 126), versa que:

A demanda pelo profissional graduado em administração, com perfil multidisciplinar, está ganhando cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Não apenas na área pública e acadêmica, mas principalmente na iniciativa privada, requisita-se um profissional com visão ampla e analítica, aliada a uma capacidade de lidar de modo perspicaz com as mais diversas situações do processo decisório nos negócios empresariais.


Em um mundo globalizado este é o perfil de administrador que as empresas esperam, por isso cabe a reflexão, se as instituições estão conseguindo preparar seus acadêmicos para atender essas necessidades, por isso pede-se que elas ensinem o educando a pensar levando-o a ser um agente de transformações nas organizações em que atuarem.
Conhecendo o perfil de seus acadêmicos a instituição ela pode ter seu programa didático de ensino “mais interativo, motivado, envolventes e que promovam a auto-aprendizagem” (Conselho Federal de Administração).
Nesse sentido SILVA e ZELAYA ao fazer a reflexão sobre os desafios de se formar um Administrador versam que:

Cabe, prioritariamente, aos professores orientarem adequadamente seus alunos levando-os a raciocinarem numa perspectiva futura, cientes de que o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional na atualidade deixou de ser mero fator de status e passou a se tornar uma necessidade de sobrevivência. (2007)

5 METODOLOGIA

O objeto a ser estudado neste projeto serão os acadêmicos ingressos e os formandos do curso de Administração da PUC-Pr, Campus Maringá, do ano de 2010.
O desenvolvimento do presente projeto será de natureza quantitativa que Lakato e Marconi (1991, p. 187) objetiva como “a coleta sistemática de dados sobre populações, programas, ou amostras de populações e programas. Utilizam várias técnicas como entrevistas, questionários, formulários etc.” partindo desta finalidade será elaborado um questionário fechado e um de múltipla escolha, e este será aplicado junto ao objeto em estudo, com a finalidade de identificar os perfis que os acadêmicos apresentarem.
Após análise dos dados coletados, será aplicado um novo questionário aos perfis identificados, para mensurar as expectativas dos acadêmicos. Esta etapa da pesquisa será de natureza qualitativa, que implica:

“uma partilha densa com pessoas, fatos e locais que constituem objetos de pesquisa, para extrair desse convívio os significados visíveis e latentes que somente são perceptíveis a uma atenção sensível (CHIZZOTTI, 2006. P. 144).

Será utilizado este método, pois existem dados que são difíceis mensurar somente com a pesquisa quantitativa, que foca mais em dados estatísticos.
O levantamento bibliográfico poderá ser usado como uma ferramenta que auxiliará na compreensão das informações coletadas e analisadas.


6 CRONOGRAMA



7 REFERÊNCIAS


CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO. Disponível em: http://www.cfa.org.br/arquivos/, acessado em: 21 de novembro de 2009.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

DRUCKER, Peter Ferdinand. O Melhor de Peter Drucker: a administração. São Paulo: Nobel, 2002.

LAKATOS Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de Metodologia Cientifica. São Paulo: Atlas, 1991.
Ministério da Educação, disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12467&Itemid=783, acessado em: 23 de novembro de 2009.

PEREIRA, Luiz Carlos Bresser, Formação de Professores de Administração de Empresas, disponível em http://www.bresserpereira.org.br/papers/1968/68-FormacaoProfessoresAdmEmpresas.pdf, acessado em: 02 de novembro de 2009.

TACHIZAWA, Takeshi. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

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Tags: campus estudo maringa na pr puc realizado

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