Mais comentada

Reflexo e Reflexão

Uma boa comparação que merece nossa atenção!

Parece até um sinônimo do outro, mas não é! A ideia de um é bem diferente da ideia do outro, porém, são palavras que merecem destaque quando estamos estudando a nossa vida como consumidores.

Quem não gosta de entrar em uma loja comprar livremente e sair com as mãos cheias de aquisições, desfilando pelas passarelas do shopping? Realmente é um convite tentador, porém, comprar sem planejamento ou compra por impulso são pontos que merecem uma atenção especial, e aí, casa direitinho com a nossa proposta do reflexo e da reflexão.

Velocidade é um fenômeno que exige muita atenção em qualquer circunstância. Sentimentos que provocam ansiedade também carecem de seus estudos e observações para um comportamento saudável, mas na hora da compra é importante que o nosso “eu consumista” esteja blindado deixando a pressa de um lado e a ansiedade do outro.

Veja esse exemplo? Quando estamos dirigindo, mesmo obedecendo todos os padrões e normas legais para uma boa condução no trânsito, somos tomados por incertezas que nos conduzem a movimentos que provocam reflexos. Esses movimentos podem salvar um problema, como também, podem ocasionar outros. Tudo irá depender de uma série de circunstâncias. Quando temos tempo para pensar e analisarmos todas as possibilidades, fica mais tranquila nossa tomada de decisão.

Por isso, quando o assunto é vida financeira e compra por impulso, parar para uma boa reflexão é melhor do que atender a pressa.

Temos que trazer sempre na mente o seguinte mantra:

“Pressa é uma coisa que passa, prestação é uma coisa que fica por meses”.
Para quem quer ter uma vida financeira saudável, ter um comportamento para o consumo equilibrado e viver longe de problemas com dívidas, a reflexão deve ser um exercício contínuo e o planejamento para a aquisição um comportamento bem resolvido e azeitado.

Comprar é bom! Melhor ainda é comprar sem se prejudicar!

…..

Autor: Fábio Mesquita Torres

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: educação financeira uso consciente do dinheiro

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração