SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Introdução

Em todos os jornais, revistas, programas de televisão são abordados diariamente questões sobre o meio ambiente, inclusão social e racial, infra-estrutura, tecnologia, etc.
Essas abordagens são necessárias, pois todos esses fatores contribuem para o crescimento sustentável e para a melhoria do bem-estar da população.
Esse é um momento favorável para abordar essas questões, que juntas nos levam à Sustentabilidade Ambiental, vivendo em harmonia com a sociedade e com o meio ambiental.
Na Palestra cujo tema foi Sustentabilidade Ambiental foram feitas várias indagações, em que refletimos diversos pontos, que serão comentados a seguir.




Sustentabilidade Ambiental

1. Descrição
O mundo está chegando num ponto cada vez mais crítico, o aumento do consumo e exploração incontroláveis de produtos e recursos naturais e minerais do planeta só agravam a vida na terra, deixando em dúvida o futuro.
Para reverter essas situações, precisamos pensar na sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, educação, saúde, etc.
E se for exercida a Sustentabilidade Ambiental, proporcionara qualidade de vida, atendendo às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de gerações futuras.
Para resolver esse problema, toda sociedade precisa educar suas ações, estabelecer limites de consumo, e isso envolve não só os consumidores, mas também as empresas que devem desenvolver produtos ecologicamente corretas e com materiais que não agridem o meio ambiente. Automaticamente, esse fato influencia a economia, algumas empresas perderão muito dinheiro em nome da conservação ambiental.
Porém todos pagarão um preço pelo futuro do nosso planeta. O desenvolvimento sustentável não deve ser apenas econômico, é necessário planejar ações e programas (governamentais ou não) que levem em conta a sustentabilidade econômica, ambiental e social.
Sustentabilidade significa usufruir de recursos naturais e matérias com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis (como o biodisel).
No caminho para a sustentabilidade, é importante observar e mudar atitudes em relação aos seguintes aspectos:
Ecologia: sabe usar conscientemente os recursos naturais do planeta.
Espacial: a má distribuição e o crescimento desordenado da população resultam em favelas e moradias de péssima qualidade. Conseqüentemente, cresce a violência, etc.
Economia: vincular - se a políticas públicas e privadas para destinação e administração corretas.
Sociedade: melhor a distribuição de renda, oferecendo mais empregos e diminuindo as diferenças sociais.
Cultura: fazer mudanças harmoniosas de cultura de acordo com a realidade em que se vive esse fato diminui as diferenças sociais, pois cada realidade possui seus próprios traços de cultura.
Promover a sustentabilidade não é fácil, pois cada mudança impõe seus obstáculos. E com a cultura materialista que a sociedade se encontra, esse desafio se torna mais complexo. Quando se trata das grandes cidades, se torna um problema quase sem solução. A população urbana é dependente do consumo desenfreado que a sociedade em geral impõe. Diminuir esse consumo e se conscientizar quanto a isso requer tempo e reflexão no seu dia-a-dia, em com o capitalismo a flor da pele, as pessoas não param para pensar. Por outro lado, em comunidades rurais esse problema fica mais fácil, pois as pessoas precisam aprender a melhorar sua qualidade de vida, fazendo uso correto da terra, aumentando suas produção sem agredir o meio ambiente.
E para desenvolver práticas agrícolas sustentáveis é necessário:
 Fazer manutenção, por longo prazo, dos recursos naturais e da produtividade agrícola.
 Satisfazer às necessidades humanas de alimento e renda.
 Garantir o atendimento às necessidades sociais, das famílias e das comunidades rurais etc.
A agricultura sustentável tem apoio e recomendações de órgãos do governo como o INCRA e o FAQ.
Enfim, com as mudanças acontecendo na agricultura, consequentemente as empresas e depois a sociedade (consumidora) terão que se adequar às novas necessidades. Pois as necessidades de agora (se forem atendidas) garantirão o futuro do planeta.


2. Análise Crítica

As mudanças climáticas, apagões, racionamento de água e outros impactos são sinais de que o planeta não está agüentando as ações incontroláveis do homem em busca de poder e dinheiro.
A sociedade deve se conscientizar quanto à Sustentabilidade Ambiental, e para tanto deve - se traçar medidas e projetos com parceria, criar maneiras das pessoas pensarem e perceber os benefícios que o consumo consciente pode causar no seu no seu dia-a-dia.
Enfatizou a necessidade de escoriamento das nascentes e a importância de restaurá-las, mas quando um ouvinte se manifesta e pergunta pelos programas e as ONGs que trabalham nesse sentido a oferecendo projetos de restauração das nascentes e como fazer para ajudar com trabalho ele não sabe informar precisamente, como se não dominasse a informação de solução do problema que ele apresentou. Enfatizou a importância da sociedade se conscientizar quanto a sustentabilidade ambiental, e para tanto deve–se traçar medidas e projetos com parcerias com a sociedade a fim de economizar água, uso correto de energia, e o quanto é necessário estarmos consciente dos benefícios do bom uso da natureza e o mais que poderão impactar com o mau uso, na minha visão de cidadão esses projetos ainda são poucos já que degradação é visível e constante se houvesse uma projeto e conscientização com o trabalho do palestrante e agregado a informação projeto de ações para a sociedade agir com a finalidade de melhoria do meio ambiente os resultados seriam mais visíveis.
Para esse projeto de ações as informações importantes para a melhoria da cultura da sociedade, fazendo mudanças harmoniosas de acordo com a realidade em que vivemos. Promover a sustentabilidade não é fácil, pois cada mudança impõe seus obstáculos, e com a aventura materialista que a sociedade se encontra esse desafio se torna mais complexo.
O palestrante nos deu exemplos de alguns agricultores que estão trabalhando para a recuperação das nascentes, esse fato foi fundamental para despertar o desejo de muitos em ajudar, então eu perguntei o que eu poderia fazer para ajudar, e ele me respondeu usar corretamente a água.
Na minha opinião os acontecimentos são muito sério e o tempo que nos resta para melhora é muito pouco, levando a voz e faço outras pergunta, pergunto ao palestrante dos 100% das pessoas ali presente quanto em média ele precisaria de contigênte exatas naquela palestra seria favorável para melhoria do problema e ele me respondeu 10%, fiquei chocada com o pessimismo do palestrante, pois ele trás informações importantes mas nem ele mesmo acredita na mudança da cultura da sociedade para melhoria.
Mudemos agora nossas atitudes, enquanto há tempo. Para que gerações futuras tenham condições de viver aqui.



ADM. BRUNO DOS SANTOS GUAITOLINI

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração