Mais comentada

Telhados verdes: opção ecológica e econômica

Diante dos dias quentes em pleno inverno e primavera, os telhados verdes tem atraído algumas pessoas preocupadas com o meio-ambiente e com a economia na conta de energia.

Analissa Haga,
Os noticiários mais recentes, têm dado destaque ao calor que invade os dias brasileiros, frases do tipo "São Paulo registra hoje a noite mais quente do ano" estão cada vez mais presente nas falas dos jornalistas, provando que a cada ano, as altas temperaturas se estendem um pouco mais.

 

Com a intenção de compensar a falta de áreas verdes, que é um fator que contribui muito para o aumento do calor terrestre, os telhados verdes estão ganhando cada vez mais adeptos, além de adicionarem um visual diferenciado, contribuem com o meio-ambiente e pode até contribuir com o 'bolso' do consumidor amenizando a temperatura ambiente, purificando o ar e ajudando a diminuir o uso de ar-condicionados, ventiladores, purificadores e umidificadores de ar.

A vegetação que cobre as casas absorvem os raios de sol,e impedem que o calor exagerado penetre no interior da casa e assim diminuindo sua temperatura, o que consequentemente diminui o uso desnecessário dos ar-condicionados e ventiladores.

O eco-telhado também absorve os gases tóxicos emitidos pelo funcionamento de indústrias, carros, e outros agentes poluidores, e liberam o oxigênio, este processo (fotossíntese), contribui para a purificação do ar e evita a utilização dos umidificadores e purificadores de ambientes.

Apesar de todas as vantagens, ressalta-se que os telhados verdes exigem uma tecnologia específica para serem instalados, e talvez este investimento seja um pouco alto, deve-se atentar para o tipo de vegetação que deve ser mais resistente porque a poda, adubação e irrigação serão dificultadas devido à localização de difícil acesso, porém os benefícios compensam.

Vale lembrar que a vegetação não precisa estar somente nos telhados, os muros e jardins suspensos em qualquer parte do imóvel também proporcionam as mesmas vantagens, atualmente há uma boa aceitação destas modalidades por muitas pessoas.

Levando em consideração as pessoas que tem consciência da importância de preservar os recursos naturais, espera-se que estas técnicas estejam cada vez mais presentes e conquistem mais espaço, afinal, procurar formas para decorar a casa naturalmente e racionalmente é uma questão ecológica que poderia trazer soluções para pelo menos alguns dos problemas do mundo, e adotá-las é mais do que uma questão de cidadania, é uma questão de humanidade.

Avalie este artigo:
(0)

Curta o Administradores.com no Facebook
Acompanhe o Administradores no Twitter
Receba Grátis a Newsletter do Administradores

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: áreas verdes energia eletrica humanidade meio ambiente recursos naturais

Shopping