Utilizando a estratégia Barbell para montar um portfólio de ativos

O artigo mostro como utilizar a Estratégia Barbell para montar um portfólio de ativos no contexto do mercado financeiro brasileiro.

A Estratégia Barbell consiste em alocar a maior parte do seu capital (60%-90%) em ativos extremamente seguros, como renda fixa e ações deempresas consolidadas, e o restante (10%-30%) em ativos mais arriscados.

A idéia dessa estratégia é permitir que o investidor proteja a maior parte do seu capital enquanto corre risco com uma pequena parcela, que pode resultar em grandes ganhos.

Nesse artigo detalho quais ativos investir e qual a proporção de cada um.

ATIVOS

TÍTULOS PÚBLICOS

PROPORÇÃO: 60%

Dividir a alocação entre LTF, que acompanha a taxa SELIC, e títulos indexados à inflação (NTN-B).

Ao contrário da maioria dos países, ainda somos um país de juros altos e temos problemas com o endividamento público, que cresce em decorrência do descontrole dos gastos públicos.

Considerando a possibilidade que os juros voltem a crescer e, principalmente, a inflação, a alocação em LTF e NTN-B nos protegem de um cenário de inflação e ainda permitem ganhar com os juros reais.

Por esse motivo que, mesmo a tendência de queda dos juros, a alocação em renda fixa torna-se necessária.

AÇÕES

PROPORÇÃO: 20%

Ações são investimentos com uma assimetria extremamente favorável. Além da valorização, é possível ganhar também com dividendos, por  exemplo.

Sendo assim, a exposição às ações deve ser distribuída em ações estabelecidas, algo em torno de 80%-90% com um histórico de lucros, valorização do patrimônio líquido e monopólio do mercado.

O restante, 10%-20%, deve ser distribuída em ações arriscadas, visando ganhar em uma possível valorização expressiva das mesmas.

Vou listar algumas ações de empresas consideradas consolidadas e com as características citadas acima:

1.     Itaú - (ITUB4)

2.     Bradesco - (BBDC4)

3.     Lojas Renner - (LREN3)

4.     Raia Drogasil - (RADL3)

5.     Ultrapar - (UGPA3)

6.     Ambev - (ABEV3)

Investindo a maior parte do seu capital nessas empresas, você garante, no longo prazo, um bom rendimento para suas ações.

Visando simplificar o investimento em small caps, é possível investir em um fundo de índice que acompanha a variação das principais small caps da BM&FBovespa.

Para isso, basta comprar o ativo SML11 que o leitor estará exposto à variação das empresas de menor capitalização da bolsa.

SEGUROS

PROPORÇÃO: 10%

Dividir alocação entre ouro, dólar e puts sobre BOVA11.

OURO

O primeiro seguro é o ouro. Esse metal precioso é utilizado por Bancos Centrais de diversos países como uma forma de proteção à choques econômicos e mesmo não sendo mais um lastro para emissão de papel-moeda, o ouro ainda é utilizado como uma forma de hedge por investidores, países e bancos centrais.

Ao investir em ouro, você está comprado em um ativo extremamente valioso e, principalmente, escasso. A história nos mostra que em períodos de turbulências, o metal é um dos ativos mais procurados para proteção e sua valorização tende a ser expressiva.

No Brasil, o preço do ouro é afetado também pelo preço do dólar, o que significa que sua valorização tende a ser ainda mais expressiva.

DÓLAR

O real possui um beta alto e por isso muito bem quando as coisas vão bem e muito mal quando as coisas vão mal.

Como vivemos em um país que passa por uma crise e um período grande de incerteza, é preciso proteger parte do nosso capital aplicando em uma moeda forte, que seja capaz de proteger parte do nosso poder de compra.

A moeda ideal para isso é o dólar: considerada como porto seguro pelos investidores, a tendência é de valorização, uma vez que as eleições presidenciais estão se aproximando e nenhum candidato no topo das pesquisas agrada ao mercado, causando uma fuga de capital e, consequentemente, um aumento no preço da moeda.

Sendo assim,
alocar uma parte do capital no dólar é recomendado.

OPÇÕES DE VENDA (PUTS)

O último seguro financeiro que você deve considerar alocar uma parte do seu capital são em opções de venda, conhecidas como puts.

A idéia aqui é ganhar dinheiro quando o mercado cair, ou seja, anular suas perdas ou até mesmo lucrar.

Para proteger sua carteira de ações com opções de venda, uma estratégia viável é comprar puts do ETF da Ibovespa, o BOVA11.

Ao comprar opções de venda do ETF, o investidor protege praticamente todas ações do seu portfólio, uma vez que a variação das ações tende acompanhar a variação do índice. As únicas ações que se comportam de forma contrária ao índice são as de empresas exportadoras, que valorizam-se quando o dólar sobe.

FIIS

PROPORÇÃO: 10%

Fundos Imobiliários permitem ganhar tanto com a valorização da cota quando com rendimentos de aluguéis.

Um ativo pouco explorado no mercado, os fundos imobiliários são uma forma de investir em imóveis sem incorrer em todos os custos envolvidos e ganhar dinheiro com aluguéis.

Existem cerca de 7 tipos de fundos imobiliários:

1.      Fundos imobiliários logísticos e industriais

2.      Fundos imobiliários de shoppings e varejo

3.      Fundos imobiliários de hospitais

4.      Fundos de recebíveis imobiliários e ativos de dívida imobiliária

5.      Fundos de fundos 

6.      Fundos imobiliários educacionais

7.      Fundos imobiliários de desenvolvimento

Escolher entre eles pode se tornar uma tarefa difícil, portanto, novamente visando simplificar a estratégia, busque por fundos imobiliários de shoppings e varejos, uma vez que a maioria desses fundos apresenta um histórico consistente de valorização e bons dividendos.

CONCLUSÃO

O artigo visa expor de forma simples e pouco técnica, como você pode montar um portfólio que proteja a maior parte do seus recursos enquanto permite se expor ao risco maior com uma pequena parcela.

Devido às limitações da plataforma, não foi possível inserir vários recursos, como gráficos, tabelas e cálculos das puts.

Se você quiser acesso à todas informações desse artigo para aprender a montar o seu portfólio Barbell, você pode baixar o meu livro Estratégia Barbell GRATUITAMENTE no link abaixo:

http://www.oinvestidoralpha.com.br

Espero que você tenha gostado do artigo e até o próximo!

Abraço!

Javier Mardones

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: Ações BOVA11 Dólar Fundos Imobiliários LFT NTN-B Opções Ouro Renda Fixa Small Caps