Mais comentada

4 dicas para se tornar um empreendedor de sucesso

Você quer empreender, siga em frente, mas considere que o fracasso faz parte e ele é importante para te dar experiência e aprendizado para projetos futuros. Mas é possível que seu negócio tenha muito sucesso se você atuar com algo que goste e que já tenha experiência, se começar pequeno, atuando em um nicho de mercado, se fizer um bom plano de negócios, em especial utilizando o Canvas e se tiver um mentor ou o apoio de outros empreendedores que possam te orientar.

Quero empreender, mas não sei como ter sucesso no meu negócio. Já tentei alguns projetos, mas nenhum deles chegou nos resultados esperados.

Esses questionamentos são feitos pela maioria dos empreendedores que têm ou pensam em ter suas próprias empresas.

É fato que abrir e manter um negócio não é tão simples quanto parece. Ter os primeiros clientes, fidelizá-los, administrar os conflitos com consumidores e funcionários, organizar as finanças e planejar tudo que envolve um empreendimento são tarefas que requerem muita dedicação, cuidados e longas horas de trabalho.

Mas um dos pontos mais importantes para um empreendedor é saber lidar com o fracasso, que é muito comum, em especial no início das empreitadas.

É o fracasso que vai te dar a experiência e o amadurecimento que precisa para que seu próximo projeto realmente aconteça. Esse próximo projeto pode ser um negócio completamente diferente do anterior ou apenas uma mudança de estratégia para algo já começado, mas o importante é aprender com os erros e evitá-los no futuro. Desistir não é o melhor caminho, em especial se o seu sonho e o seu talento te levam a ser dono do seu próprio nariz.

Portanto, se você quer mesmo empreender, aprenda com os seus erros e utilize esse aprendizado para melhorar constantemente.

Mas existem algumas técnicas que podem ajudar e facilitar o sucesso de um negócio e que vão inclusive evitar que você fracasse. Quer saber quais são elas? Então veja a seguir!

1 - Aproveite seus conhecimentos

Se você conhece ferramentas, que tal montar um e-commerce desse ramo? Se trabalha com beleza, o que acha de abrir um pequeno salão? Mas se você gosta de escrever, já pensou em ter seu próprio blog?

As possibilidades de negócios são diversas, mas se está começando, apostar em algo que você gosta, conhece e possui experiência, pode garantir melhores resultados.

Essa não é uma regra, mas optar por um projeto que você já tenha familiaridade vai te ajudar não só a facilitar o trabalho, mas também a identificar problemas e soluções mais rapidamente.

2 - Procure começar pequeno

O interessante para alguém que está começando é atuar com o nicho de um mercado, ou seja, ao invés de abrir uma grande loja de materiais esportivos, procure montar uma pequena loja de tênis em um primeiro momento.

Ter ambição e querer crescer é muito importante, mas lembre-se que você ainda é desconhecido e pode levar um tempo para que tenha clientes fiéis.

Um empreendimento menor te dará menos despesas e facilitará sua procura pelo público alvo. Além disso, se gastar menos com um negócio menor, as perdas também serão bem menores em caso de fracasso.

É claro que atuar com nicho vai levar a você menos clientes, mas será muito mais fácil fazer ações para chegar até eles, do que seria se tivesse um negócio maior com perfis diferentes de consumidores.

Com o crescimento da empresa você acrescenta aos poucos mais produtos até que seu negócio seja realmente grande.

O Facebook, por exemplo, era apenas uma startup que se aperfeiçoou e se tornou o que é hoje. Aliás, a ideia de startup é bem interessante para quem está começando porque ela permite que os projetos sejam testados, com pouquíssimos recursos, antes de serem colocados no mercado. Assim você tem certeza se ele realmente tem público para depois começar a investir em marketing e vendas.

3 - Faça um plano de negócios

O plano de negócios é essencial para você estruturar e planejar o seu projeto. O Canvas é uma ferramenta que pode te ajudar. Simples, rápido, prático, completo e muito inovador, ele possui 9 blocos focados em tudo que é necessário para que você lance o produto perfeito para o público alvo perfeito.

Ele te ajuda inclusive a identificar se o produto que tem em mente é mesmo o ideal ou se ele precisará de ajustes e até de mudança total de foco.

4 - Tenha um mentor

Se possível, procure por um mentor, um empreendedor que tenha pelo menos algum conhecimento do seu ramo para te dar todas as orientações que precisa para alavancar seu negócio.

Se não puder ter um mentor, participe de grupos de empreendedores. Existem alguns em que as reuniões são feitas online, assim é possível discutir com outros participantes, expor suas ideias e ouvir as demais experiências. Você pode inclusive encontrar parceiros estratégicos nesses grupos.

Nem todos são gratuitos, mas alguns pedem um valor simbólico para participar.

Em resumo, se você quer empreender, siga em frente, mas considere que o fracasso faz parte e ele é importante para te dar experiência e aprendizado para projetos futuros. Mas é possível que seu negócio tenha muito sucesso se você atuar com algo que goste e que já tenha experiência, se começar pequeno, atuando em um nicho de mercado, se fizer um bom plano de negócios, em especial utilizando o Canvas e se tiver um mentor ou o apoio de outros empreendedores que possam te orientar.

Presleyson Lima
www.presleyson.com.br
contato@presleyson.com.br

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: empreendedor empreendedorismo empresa negocios profissional proprio

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração