Mais comentada

A experiência Celcoin no Programa de Aceleração da Visa em parceria com Kyvo e GsvLabs

Conto um pouco sobre como está sendo participar do Programa de Aceleração da Visa em parceria com a Kyvo GSVlabs. Vem conferir nossa experiência!

O Celcoin foi uma das cinco startups finalistas escolhidas para viajar ao Vale do Silício em maio como parte do programa de aceleração 2018 da Visa em parceria com a Kyvo Design-Driven Innovation. Para nós, a aceleração representa uma oportunidade da empresa se preparar ainda mais para oferecer serviços inovadores e de qualidade para pessoas físicas ou jurídicas, transformando o smartphone em um terminal multi-serviços, disponibilizando serviços financeiros para pequenos empreendedores auxiliando no ganho de renda extra com facilidade e eficiência.

Neste momento, nossa equipe Celcoin trabalha elaborando um novo serviço que parte de um projeto baseado em service design desenvolvido juntamente com a Kyvo durante a etapa de seleção. A ideia é criar uma funcionalidade que ampliará ainda mais as possibilidades do aplicativo Celcoin, de forma a simplificar o dia a dia dos pequenos empreendedores e aumentar seus ganhos de receita. Em paralelo, já estamos nos preparando em mentorias diárias promovidas pela Visa para a próxima etapa do programa, que acontece no Vale do Silício entre 19 de maio e 16 de junho.

Sobre o Programa de Aceleração
O Programa de Aceleração da Visa teve início em 2017 e cresceu em relação ao ano passado: 30 empresas serão selecionadas em duas edições ao longo de 2018. As participantes do programa podem ter dois perfis distintos: Growth e Start. Ainda serão escolhidas as startups em estágio embrionário (classificadas como “Start”), e a Celcoin está entre aquelas que estão estabelecidas no mercado e em ritmo forte de crescimento (batizadas de “Growth”), que já foram selecionadas.

Desde abril, os empreendedores estão passando por um processo de imersão, bootcamp e elaboração de estratégias. São até cinco meses de aceleração e de incubação, onde as startups vivem uma rotina intensa de mentoria num espaço de coworking em São Paulo. As empresas da categoria Growth completam o programa com uma experiência de um mês nos Estados Unidos, no GSVlabs, atualmente a maior aceleradora do Vale do Silício.

Participar de um programa de aceleração é intenso e por volta de 3 meses sua agenda vira um caos, onde você deve conciliar os afazeres de sua startup, investidores e as milhares de mentorias e bootcamps no qual você participa. Sim, é suado, entretanto ser acelerado com a Visa e a Kyvo GSVlabs é mais do que gratificante. O objetivo da Visa é estar alinhada com startups inovadoras e ser reconhecida como uma empresa pioneira em aceleração de startups no Brasil, sendo já reconhecida como um dos melhores programas do mercado brasileiro.

Desde a inscrição até sermos escolhidos para participar do processo, foi realmente tudo muito acelerado. Da confirmação da Celcoin para o Pitch Fest até sermos selecionados, não demorou uma semana. Ter o pitch deck pronto é essencial neste momento.

Uma vez dentro do programa de aceleração, as etapas do processo começaram com um bootcamp para definição de um projeto a ser elaborado com a Visa, usando a metodologia de Design Thinking conhecida como Service Design. Nesta semana, estamos fazendo um Design Sprint do serviço que estamos criando, tudo com mentoria de executivos da Visa.

Além disso, uma das partes mais importantes do programa para nós está sendo a interação entre as empresas aceleradas e os stakeholders. Participamos do “coffee Visa”, onde cada startup apresentou a empresa para cerca de 50 funcionários da Visa. Ou seja, há um amplo engajamento da empresa para com o programa e isso é essencial para o grande resultado do programa para todos os envolvidos.

Nesta última semana, 9 startups da categoria Start começaram no programa. Neste tempo, continuaremos com mentorias diárias para nos prepararmos para a experiência de um mês no Vale do Silício, entre os dias 19 de maio até 16 de Junho.

Nosso objetivo com o programa
O Celcoin registrou crescimento de 514% em abril deste ano com relação ao mesmo período do ano passado, atuando no país via 8500 “agentes Celcoin”, pequenos empreendedores que usam o aplicativo para fornecer serviços aos próprios clientes. Para continuar a desenvolver esse trabalho, nossa meta é ultrapassar, em número de agentes, o total de agências lotéricas e bancárias do país em 2 anos. Até 2022, o objetivo é chegar a 250 mil agentes e transacionar 20 milhões de operações por mês.

Os grandes benefícios de participar de um programa de aceleração tão bem desenvolvido é o aprendizado de novas metodologias para o desenvolvimento de serviços e produtos, além do vasto networking criado ao longo do período com empresas parceiras do programa e com as outras startups participantes. Temos grandes planos para os próximos anos e esse tipo de iniciativa nos aproxima ainda mais da realização desses planos e do atingimento das metas que nos propusemos a cumprir.

No seu caso, está pensando em ser acelerado? Primeiramente se pergunte se você está preparado para receber mentorias. Geralmente, o perfil do empreendedor pode assumir uma postura cega diante dos negócios até então criados. Portanto, com a experiência que estamos tendo no programa, nossa opinião é: entre em um programa de aceleração com mente e coração aberto e se prepare para muito aprendizado.

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: gsvlabs kyvo kyvo design driven innovation programa de aceleração programa de aceleração visa