Mais comentada

A família Schurmann por trás da TV

As lições de liderança, trabalho em equipe e capacidade de superar desafios a bordo de um veleiro.

Se tem algo que me despertava curiosidade e admiração anos atrás, era as aventuras dos Schurmanns em suas navegações pelos mares do globo. As exibições da saga da família nas noites de domingo no Fantástico, alcançavam altos índices de audiência. Em seu livro “ Navegando com o sucesso”, Vilfredo Schurmann conta detalhes da vida em alto mar ao lado da esposa Heloisa e dos filhos Pierre, David, Wilhelm e Kat, fazendo ao mesmo tempo uma comparação entre as dificuldades da vida no mar e os desafios constantes do mundo dos negócios. São estas analogias, divididas em vários aspectos, que veremos a seguir:

Planejamento e gestão

Foram dez anos de planejamento antes da primeira volta ao mundo. Graças ao treinamento, estudo e economia, a família conseguiu transformar a expedição numa aventura auto- sustentável.

Estabeleça metas realistas

O estabelecimento de metas factíveis e o acompanhamento minucioso das etapas do projeto são primordiais para sua eficiência e sucesso.

Marketing

Os Schurmanns possuem uma imagem consolidada de credibilidade, confiança e ética, resultado do cuidado com a exposição da marca no mercado. A utilização do nome da família em campanhas publicitárias, segue uma série de diretrizes preestabelecidas, dentro dos valores do DNA de seus empreendimentos.

Preparação e treinamento

Um excelente preparo e treino são fundamentais. Se nas empresas uma administração de riscos ineficiente pode trazer prejuízos financeiros, administrativos ou de imagem, numa expedição o erro pode ser fatal.

Análises de riscos e tomada de decisões

Não há empreendimentos sem riscos, qualquer que seja a atividade. A preparação, a antevisão de cada cenário possível, é vital para minimizar ou, até, neutralizar os danos de qualquer acontecimento de impacto.

Tripulação: habilidades e requisitos

Numa expedição ou mesmo em uma empresa, a seleção do time é uma das tarefas mais difíceis e de extrema importância para o sucesso. Uma empresa também enfrenta suas turbulências, daí a necessidade de uma equipe comprometida e eficaz. Não deve haver espaço para egos inflados e atitudes que não sejam de colaboração, apoio e solidariedade. Permanecem no topo somente os melhores, aqueles que souberam se integrar a equipe com percepção e criatividade.

Trabalho em equipe e compartilhamento dos objetivos

O trabalho em equipe e a confiança mútua devem ser estimulados sempre. A opinião de cada membro é fundamental para a operação que se propõe.

A busca do aperfeiçoamento contínuo

O aprimoramento contínuo das relações de trabalho e o intercâmbio de conhecimento entre os integrantes da equipe são fundamentais para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um dos participantes da expedição. As inovações e iniciativas pessoais tem de ser constantemente incentivadas para que cada um possa trabalhar explorando todo seu potencial e o de seus companheiros.

Aprendizagem e adaptação

Por mais planejamento que façamos, sempre passamos por um processo de aprendizado que nos prepara para sermos mais competentes.

Perseverança: superar obstáculos, buscar alternativas

As incertezas que ameaçam tão constantemente as empresas põem em risco o cumprimento das metas estabelecidas. Mas, como no mar, o rumo é dado pelas informações estratégicas e um amplo planejamento, que deve ser atualizado durante todo o ano. São necessárias análises e previsões do mercado para corrigir a rota. Se houver algum obstáculo no meio do caminho, é necessário mudar o rumo e investir em um plano B.

Superação

Por mais difícil que seja a situação, nunca devemos desistir. Temos que ter perseverança no que nos propormos a fazer.Com uma equipe comprometida e altamente motivada, supera-se qualquer desafio.

Incorporando uma visão holística

A estratégia, as informações, os recursos e a organização, juntamente com o treinamento da equipe e sua integração são essenciais para o desenvolvimento de uma visão holística.

Responsabilidade social e ambiental

É fundamental para qualquer empresa, retribuir o muito que a natureza nos dá. Além disso, as pessoas preferem consumir produtos de empresas que tenham responsabilidade social e ambiental.

Inovação – tecnologia – segurança

A tecnologia ajuda a antever os problemas e a proporcionar a segurança necessária.

Logística

Em se tratando de logística, um planejamento minucioso é fundamental para o sucesso de qualquer empreitada. Não há espaços para imprevistos e se eles por ventura acontecerem, as soluções encontradas são geralmente diferentes das que aprendemos nos livros didáticos.

Globalização e internacionalização

Num mundo cada vez mais integrado e globalizado, um dos maiores desafios que as empresas enfrentam é tratar das diversidades culturais de cada país. Respeite para ser respeitado.

Liderança

O líder precisa ter competência e capacidade de comunicação, além de ser ético, dinâmico e saber trabalhar em equipe. É preciso ser sereno em momentos de decisão sob pressão extrema. Também precisa ser objetivo, saber elogiar o acerto e reprovar o erro, além de estimular e organizar a criação de novas ideias na equipe.

Conhecimento e criatividade

O saber não ocupa lugar, já dizia o velho ditado. O conhecimento, a criatividade e as ideias é que formam uma empresa competitiva e bem-sucedida através de gestão e processos inteligentes.

Educação dos filhos em alto-mar: disciplina e foco

A disciplina e o foco são os pilares para a realização dos objetivos.

Sendo os primeiros brasileiros a dar a volta ao mundo de veleiro e isso começando do zero, a família Schurmann nos mostra que os sonhos são para qualquer pessoa e nenhum deles é impossível,basta vontade, ação e acima de tudo planejamento!

 

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(0)