A lição da derrota

Será mesmo que encaramos as derrotas de uma maneira que nos faça crescer ou ficamos nos lamentando e sem ver a grande oportunidade que temos?

SuperWikipediano via Wikicommons
Michael Jordan, um dos jogadores de basquete mais premiados da NBA, em 1996

Um dos textos mais emblemáticos que li foi de Michel Jordan, ex-astro da NBA, aposentado em 2003, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos:

"Errei mais 9.000 arremessos em minha carreira, perdi 300 jogos, vinte e seis vezes fui escolhido para o arremesso final e falhei, falhei e falhei muito na minha carreira, e foi isto que me tornou um vencedor."

E quantas ilusões temos quando acreditamos que, apenas o conjunto de vitórias o tornam um vencedor. Estar com dificuldades não é motivo de vergonha para ninguém. Motivo de vergonha é estar com dificuldades e não buscar ajuda, e quando colocamos nossa cabeça para fora da água e respiramos, a próxima braçada pode ser sua salvação.

A história, erroneamente, só fala de vitória e vencedores e porque não de aspectos motivacionais? Terás que buscar todas as entrelinhas, para descobrir que vitórias são conquistadas por lições que as derrotas ensinaram.

Mas lembre-se, por mais que tudo pareça sem sentido, a vida não aceita intermediários, porque os resultados são qualificados pelo teu esforço. Pense como Usain Bolt, recordista mundial dos 100m livre no atletismo, reagiria se que ele aceitasse conselhos de terceiros, que jamais seria um velocista com seu biotipo e altura. "Sem chances, diria..." , afinal a corrida e esforço são dele, a vitória também.

Não se iluda com as vitórias de Pirro (onde uma vitória obtida a alto preço, potencialmente acarretadora de prejuízos irreparáveis) e aprenda que uma derrota pode ser a catapulta do seu sucesso amanhã.

Não se desmotive, não ache que tudo está perdido, reflita e encare a lição que está na sua frente e aprenda com ela. Transforme o limão que lhe oferecem e faça uma gostosa limonada.

Avalie este artigo:
(1)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: motivação

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração