A "magia" dos 15 minutos que transformaram a minha vida

Veja como uma simples mudança de hábito pode transformar a sua vida.

É fato que estamos a cada dia mais corridos e sem tempo. O uso intenso de redes sociais, recebimento de e-mails, telefonemas diversos, trânsito caótico, obrigações domésticas e problemas pessoais tiram o nosso sossego dando a impressão de que sempre estamos correndo atrás do prejuízo. Com isso, sintomas de cansaço, culpa, insônia e muitas outras consequências nos batem à porta, trazendo-nos problemas e deixando-nos sem energia no final do dia.

Neste artigo pretendo mostrar que uma simples mudança de hábito pode transformar nosso dia-a-dia e deixar-nos mais felizes e com mais tempo para outras coisas.

Essas dicas nem sempre funcionarão para todos, principalmente devido às escolhas que fazem e muitas vezes locais e circunstâncias momentâneas em que estão. No entanto, podem servir de base para uma mudança maior, em um outro contexto ou momento.

Acorde 15 minutos mais cedo. Em 15 minutos você pode fazer exercícios ou organizar sua roupa e se vestir ou tomar aquele banho matinal ou preparar o lanche das crianças ou dar atenção ao seu animalzinho de estimação, entre muitas outras atividades que são muito particulares ao seu ambiente e à sua vida. Em 15 minutos é possível ler várias notícias de seu jornal local ou sites de notícias e ficar por dentro de quase tudo o que está acontecendo


Parece brincadeira, mas em 15 minutos é possível se deslocar entre 20 e 30 km em uma rodovia sem trânsito intenso de maneira segura e tranquila.

Se organize por 15 minutos, antes de começar a trabalhar: Leia recados, reveja sua agenda, responda e-mails, converse com seus colegas de trabalho e sua equipe, ligue seu computador, respire e concentre-se. 15 minutos é mais que suficiente para fazer tudo isso. Avise todos que nesse horário você não quer interrupção. Domine o momento e se organize!


Faça reuniões de apenas 15 minutos: Sempre que possível, organize suas reuniões para que ela seja de no máximo 15 minutos. Ficar criando pautas cansativas ou assuntos que devem ser resolvidos pelos executivos de sua empresa não vai dar nenhuma eficiência ao seu trabalho, pelo contrário, vai gerar mais atrasos. Por isso, vá diminuindo até que consiga fazê-las dentro deste período. 15 minutos podem ser suficientes, pense nisso!


Tire 15 minutos de soneca durante o almoço: Permita a si mesmo tirar aquela soneca de 15 minutos. Desligue celular, relaxe e descanse. Se desligue do mundo! Mesmo que esteja passando por momentos ruins. Pesquisas apontam que a saúde e nossa aprendizagem melhoram com esse cochilo no início do período da tarde.

Fique 15 minutos à mais em seu serviço: Reorganize sua mesa, desligue seu computador, revise sua agenda para o dia seguinte, anote coisas importantes para o outro dia, medite como foi o seu dia e anote sua impressão. Isso favorecerá muito para que volte para casa mais tranquilo e no dia seguinte consiga iniciar suas atividades com mais energia e vontade.

Leia durante 15 minutos diariamente: Separe um horário propício todos os dias e acostume ler durante 15 minutos. Pode ser um livro, uma revista, um site, parte de um curso, enfim! Em 15 minutos você pode ler 2 ou 3 capítulos de um livro básico ou vários artigos relacionados ao seu negócio ou hobby. 15 minutos de leitura diária podem fazer muita diferença no fim do ano.

Converse (e não escreva) 15 minutos com alguém: Converse pessoalmente por 15 minutos com alguém. Pode ser em sua casa, em sua empresa, com vizinhos, amigos, parentes, não importa! Estamos a cada dia nos acostumando a não olhar nos olhos das pessoas e deixando de transferir afeto através de palavras, gestos, toques e atenção. Não permita que a tecnologia tire-nos o que temos de mais humano: nossos relacionamentos pessoais!

Contemple a natureza e o ambiente em que vive por 15 minutos: Contemple as estrelas, o caminho por onde passa todos os dias, as árvores, as pessoas, a chuva, as nuvens, jardins, animais, flores, mesmo que seja por 15 minutos apenas. Tente olhar por onde você passa e perceber quão maravilhoso é este caminho. Você vai ficar surpreso com o que deixa de ver!

Movimente-se por 15 minutos: Faça alongamentos, caminhe, suba escadas ou vá à pé para algum local que seja possível ir caminhando, evitando utilizar veículos. Para alguns esportes são necessários mais que 15 minutos, mas quando isso não é possível, pratique 15 minutinhos de seu dia em algo que movimente seu corpo. Sua saúde vai agradecer no futuro!

Tenha 15 minutos diários de lazer: Assista algo alegre, passeie com seu cãozinho, brinque com seu filho, conte piadas, relembre coisas boas, jogue um jogo de mesa (e não eletrônico), bata um papo alegre na mesa de jantar com seus familiares, mesmo que seja por 15 minutos apenas. Se não tiver tempo durante o dia, faça à noite!

As dicas acima são alguns exemplos práticos e comuns de nosso dia-a-dia, mas é possível aplicar essa "magia" dos 15 minutos em praticamente tudo. Basta ter disciplina. Depois essas ações se tornarão hábitos e esses hábitos modificarão a sua forma de ver a vida e de vivê-la, dando-lhe mais paz, saúde e prosperidade.

Avalie este artigo:
(0)
As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Tags: administração do tempo empreendedorismo qualidade de vida

Fique informado

Receba gratuitamente notícias sobre Administração