Administração pública: capacitação, governança, cultura da inovação, projetos de inovação e tecnologia são o futuro

São os cinco pilares destacados por Álvaro Gregório como as principais medidas para empregar a evolução no setor público

O Administrador Cláudio Márcio Araújo da Gama ( registrado no Conselho Regional de Administração de Santa Catarina sob o número vinte e quatro mil seiscentos e setenta e três ) participou, nesta quinta-feira ( cinco de julho de dois mil e dezoito ) do Terceiro Gestão Pública em Foco. Gama representou a Secretaria de Estado da Casa Civil ( SCC ) no evento. A organização do evento logrou sucesso também no número de participantes. O cenário foi o auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina ( TCE/SC ). Cerca de cento e oitenta Administradores, Tecnólogos e estudantes do estado participaram do evento organizado pela Câmara de Administração Pública do CRA-SC, em parceria com o Centro Acadêmico Cinco de Julho ( CACIJ ) da Escola Superior de Administração e Governo ( ESAG ) da Universidade do Estado de Santa Carina ( UDESC ). O anfitrião da noite foi o presidente do CRA-SC, Administrador Evandro Fortunato Linhares, que fez parte da cerimônia de abertura acompanhado do secretário de Estado da Administração ( SEA ), Administrador Milton Martini; a coordenadora executiva da Câmara de Administração Pública, Administradora Karen Bayestorff, e o presidente do CACIJ, o acadêmico Lucas Almeida.

Em seu discurso, o presidente destacou o excelente trabalho desenvolvido pelas Câmaras Setoriais em prol de diferentes áreas da Administração. Linhares exaltou a Câmara de Administração Pública que é reconhecida nacionalmente no Sistema do Conselho Federal de Administração / Conselhos Regionais de Administração pela atuação e representatividade. Por fim, agradeceu a todos pela confiança e o apoio ao trabalho do CRA-SC nos últimos anos. "Resultados efetivos foram conquistados e estão destacados nos Relatórios de Atividades dois mil e quinze e dois mil e dezesseis, disponíveis no site da autarquia. Nesta noite lançamos o Relatório dois mil e dezessete que também pode ser acessado em nossa página para consulta dos principais números e ações que nortearam o Conselho no último exercício".

A primeira grande atração da noite foi o painel #InovaAdmPública, sobre processos inovadores de gestão. Especialistas debateram a inovação na área pública e acadêmica. Karen Bayestorff foi a mediadora do debate que contou com a participação da coordenadora de Comunicação da Câmara de Administração Pública, Administradora Carla Giani da Rocha, vencedora do Prêmio Belmiro Siqueira dois mil e dezessete, falando sobre a ótica da inovação no serviço público estadual; a professora da UDESC, Dra. Maria Carolina Andion, analisando o sistema brasileiro e a possibilidade de se inovar no âmbito público, privado e estudantil; e a acadêmica Maria Júlia Spindler que demonstrou os principais anseios dos jovens ao buscar ações inovadoras no mundo do trabalho. A repercussão do painel foi positiva entre os presentes e a dinâmica deverá se tornar modelo para eventos futuros do Conselho.

A palestra principal foi comandada por Álvaro Gregório, consultor de Inovação da Secretaria de Governo do Estado de São Paulo e mestre em Administração. Gregório atua no setor público desde mil novecentos e oitenta e um e contou cases de sucesso desta trajetória, como a implantação do e-Poupatempo, a Rede Paulista de Inovação em Governo, o inovaDay e o iGovLab, o primeiro Laboratório de Inovação em Governo da América Latina.

O palestrante ressaltou as dificuldades e incertezas que teve ao lançar grandes projetos e as principais dimensões da inovação no setor público. Capacitação, Governança, Cultura da Inovação, Projetos de Inovação e Tecnologia foram os cinco pilares destacados por Gregório como as principais medidas para empregar a evolução no setor público. Ao finalizar a palestra, o consultor deixou uma frase de impacto ao público presente "não tenho de estar preparado para a próxima mudança. Tenho de ser a mudança".

A etapa final do Fórum Estadual de Administração ocorrerá no dia treze de setembro no CentroSul. As inscrições são limitadas e já estão abertas no site: https://www.sympla.com.br/forum-estadual-de-administracao-sc__317254 .

Outras informações podem obtidas em http://crasc.org.br/crasc/noticias/etapa-do-forum-estadual-de-administracao-destaca-a-inovacao-no-setor-publico .

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.

Avalie este artigo:
(0)
Tags: administração capacitação cultura gama governança gregório inovação projeto pública tecnologia