Aprendendo a empreender: programas de coaching e mentoria contribuem para reduzir a mortalidade de pequenos negócio

É possível e urgente investir no desenvolvimento dos empreendedores para que eles possam desenvolver seus negócios de forma saudável e estrutura.

Segundo dados do IBGE, por dois anos consecutivos, o Brasil fecha mais empresas do que abre. Em 2015, foram 708,6 mil empresas abertas e 713,6 mil fechadas e das empresas ativas nesse ano, apenas 37,8% estavam há mais de cinco anos no mercado.

E para quem pensa que o maior desafio do empreendedor é tirar uma ideia do papel, esses números mostram que na verdade o grande desafio é manter a sua empresa saudável e conquistar uma jornada de sucesso.

Não é possível atribuir a apenas uma causa a mortalidade dessas empresas, é o que aponta o estudo realizado pelo SEBRAE, mas o resultado dessa pesquisa mostra que as principais causas da mortalidade de empresas são falta de planejamento prévio, falta de conhecimento em gestão empresarial e comportamento empreendedor.

“As empresas que costumam, com frequência, aperfeiçoar produtos e serviços, estar atualizadas com respeito às tecnologias do setor, inovar em processos e procedimentos e investir em capacitação, tendem a sobreviver mais no mercado.” (Fonte: SEBRAE/SP – Causa Mortis das Empresas).
Investir em autoconhecimento é uma característica dos empreendedores de sucesso como mostra outro dado apresentado pela pesquisa do SEBRAE. Das empresas em atividade, 72% definem plano de ações para atingir objetivos e metas e 85% estabelecem aonde querem chegar.

Os workshops e mentorias voltados para empreendedores são essenciais na fase inicial e de estruturação do negócio. É nesse momento que o empreendedor precisa de apoio para desenvolver suas habilidades, suas competências, sua visão do negócio e do mercado em que irá atuar.

Em um programa de coaching, o empreendedor terá o acompanhamento e o suporte necessários para se estruturar em relação aos pontos que mais causam a morte de empresas: a falta de comportamento empreendedor e de conhecimento em gestão de negócios.

Através de workhops, mentorias e programas de coaching, o empreendedor aprende a empreender.

Em um mercado tão competitivo não existe espaço para amadorismo.

Então siga essas cinco dicas para ter uma jornada empreendedora de sucesso:

1) Dedique-se ao planejamento antes de abrir o seu negócio: Muitas vezes, movidos pela empolgação de estar diante de uma oportunidade de "ouro" ou pela "urgência" de gerar uma nova fonte de renda para a família, iniciamos um negócio sem nos preocupar com um planejamento prévio. Não faça isso! Entenda mais sobre o seu mercado de atuação, principais desafios, oportunidades e possíveis cenários. Identifique os recursos que serão necessários para iniciar o seu negócio. Pense, planeje e entre em ação com um planejamento estratégico bem elaborado.

2) Invista em conhecimento: O empreendedor que investe na sua qualificação está na verdade investindo na saúde do seu negócio. É preciso aprender a empreender. Identificar suas competências empreendedoras e desenvolver novos comportamentos que serão importantes para ser um empreendedor de sucesso.

3) Fique de olho no mercado: O mercado é dinâmico e está sempre sofrendo alterações assim como o comportamento do consumidor. E você, está pronto para alcançar essas mudanças? Não perca o mercado de vista, porque é lá que você encontrará a respostas para perguntas importantes para o planejamento estratégico do seu negócio.

4) Peça ajuda de especialistas e mentores: O empreendedor é um pouco solitário mas não deve ser assim para sempre. Cerque-se de pessoas que possam te apoiar e te ajudar a avançar nos negócios. Não fique "quebrando a cabeça" para achar uma resposta que um profissional mais experiente te daria em minutos.

5) Estabeleça prazos e metas:O que você deseja alcançar? O quanto você quer crescer o seu negócio? Em quanto tempo. Se falamos de planejamento início é hora de fechar falando em monitoramento. Estabeleça prazos e monitores resultados. Suas ações estão te levando em direção aos seus objetivos? Se você não sabe para onde quer ir, será levado para qualquer lugar.

Através destas cinco dicas você poderá investir no crescimento do seu negócio aumentando sua permanência no mercado de forma competitiva.

 

 

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