Como Criar um Calendário Editorial para seu Blog e Redes Sociais

Calendário permite divulgar seus conteúdos com maior assertividade.

Você ou alguém da sua equipe já sentou na frente do computador e pensou… “Sobre o que eu vou escrever hoje?”

Se sim…

Entenda que um calendário editorial é justamente a maneira mais assertiva de fazer uma programação de conteúdo mais focada no seu público-alvo já que há um maior controle do que está sendo produzido e publicado.

Sem um planejamento de conteúdo, você fica realmente a ver navios. E quanto menos organizado for, mais complicada e dolorosa é a tarefa de produzir conteúdos e de levá-los até o se público.

Por isso, elaborar um calendário editorial é tão importante. Não somente pela questão de organizar o cronograma, mas também para ter um panorama geral dos temas abordados.

Além disso, o calendário editorial, tanto para o seu blog quanto para suas redes sociais, deve seguir o que você definiu como linha editorial para os conteúdos.

Ou seja, você precisa definir qual a principal finalidade dos conteúdos. Geralmente é para atrair e engajar para converter.

Feito isso….é hora de seguir em frente..

Defina os temas
Após apontar o objetivo principal pense sobre quais serão os temas/pautas a serem abordados, estude o que o seu público mais pesquisa na internet e também o que os seus concorrentes estão fazendo de conteúdo. Assim, você vai listar os assuntos de acordo com a necessidade do seu público e já sabendo o que a concorrência tem de melhor.

Selecione categorias
Quando você definir os assuntos direcione cada conteúdo para a respectiva categoria, caso sejam publicados em seu blog. A categoria tem várias vantagens, entre elas é a de organizar seus conteúdos de acordo com um assunto macro e facilitar a pesquisa do seu público-alvo no seu blog.

Escolha os formatos de conteúdos
Pense também em que formato esses conteúdos serão disponibilizados. É um artigo educativo? É um vídeo? Um E-book? Podcast? Estudo de caso? Cheklist? Há vários tipos de conteúdos para selecionar. Eu falo um pouco sobre esse assunto no artigo 7 Melhores Tipos de Conteúdos para Blog

Defina para onde vai o conteúdo
Como parte do planejamento é necessário definir quais canais serão divulgados cada conteúdo. Para o blog? Para as redes sociais?

Estude o horário de publicação
Veja os horários e dias que as pessoas acessam seus conteúdos anteriores em seu site e também nas suas redes sociais Este será o termômetro para planejar a publicação de novos conteúdos durante esses picos em atividade. Se você ainda não tem um blog. Pesquise o seu concorrente.

Determine a frequência das publicações
Ao elaborar um calendário editorial será preciso também definir com qual frequência haverá publicação. Lembre-se: quem não é visto, não é lembrando. Portanto, tenha a certeza que uma boa frequência vai fazer toda a diferença para que o seu negócio seja conhecido e reconhecido pelo seu público-alvo.

Reavalie e atualize sempre o calendário
Esteja sempre antenado quanto ao acesso de seus conteúdos. O calendário editorial não pode ser engessado demais. Se no meio do caminho surgirem temas mais envolventes que podem criar maior engajamento, estude a ideia de inserir este novo assunto no calendário.

Direcione as responsabilidades
Já insira no calendário editorial quem ficará responsável pelo que. Quem escreve, quem edita, quem revisa, quem vai postar, etc.

Escolha uma ferramenta para otimizar seu tempo
Há muitas opções para planejar seu calendário editorial. Escolha a que mais se adequa à sua realidade ou da sua equipe. Veja algumas delas:

Excel – Se você ou sua equipe são bons em trabalhar com esse programa, vale a pena criar uma planilha e elaborar todo o seu calendário editorial no Excel.

Planilhas Google – Se vocês não têm o Excel instalado, a dica é usar esse outro recurso em que a estrutura é bem similar ao Excel. A ferramenta do Google é acessível em todos os dispositivos por meio do armazenamento na nuvem.

Google Calendar – Outro bom recurso também para você organizar todo o calendário e ainda ativar alertas para lembrar você e sua equipe das atividades a serem cumpridas.

Compartilhe com os profissionais envolvidos
Se não for você o responsável por todo esse processo, o calendário editorial deve estar disponível para todos os envolvidos.

Com um calendário editorial bem elaborado seu blog e redes sociais serão alimentados de forma constante e sem atropelos. Pense nisso!

Um forte abraço e até mais…

Denise Nunes
Especialista em Marketing de Conteúdo

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