Conheça quais são as startups unicórnio e inspire-se

Os unicórnios são aquelas poucas startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares antes da abertura de capital na bolsa de valores.

Os unicórnios são aquelas poucas startups avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares antes da abertura de capital na bolsa de valores.

E apesar de terem iniciado pequenas e enxutas, as inteligentes ideias dos seus donos chegaram à tão esperada meta de impactar o mundo inteiro.

Mas será que já podemos nos orgulhar de alguma startup brasileira ao ponto de chamá-la de unicórnio?

Agora sim e não é só uma não, mas três startups!

Quer saber quais são elas?

Então leia as próximas linhas!

Unicórnios brasileiros

Em 2018 algumas das nossas startups conseguiram chegar finalmente ao posto de unicórnio!

Sim, elas valem mais de US$ 1 bilhão. Ufa!

Vamos conhecê-las?

1 – PagSeguro

Em janeiro desse ano, o PagSeguro abriu o IPO no mercado de capitais e garantiu “só” 2,6 bilhões de dólares na sua estreia na Nasdaq, a bolsa de valores de Nova York.

2 – 99

Também em janeiro, o aplicativo de transporte individual 99 foi comprado pela Didi Chuxing, uma empresa chinesa, o que deu ainda mais corpo à startup unicórnio.

3 – Nubank

A fintech de soluções financeiras desburocratizadas chegou a ser eleita pela revista Fast Company uma das mais inovadoras empresas da América Latina.

Pontos em comum nos nossos unicórnios

Os nossos unicórnios têm muito em comum.

Quer ver?

1 – Os três possuem foco em tecnologia, são enxutos e têm a premissa de atuar com a redução de custos.

2 – Todos eles criaram serviços que conquistaram o público, que resolveram problemas e que facilitaram a vida das pessoas.

3 – Os empreendedores dessas startups são ambiciosos e enxergaram o mercado global nas suas estratégias de negócios.

Quais são as próximas a alcançar o posto de unicórnio?

Existem chances bastante altas de mais algumas startups brasileiras alcançarem o posto de unicórnio.

Entre elas estão:

1 – O Guia Bolso, aplicativo de finanças pessoais que tem mais de 4 milhões de usuários e já recebeu aporte financeiro de 200 milhões desde a sua fundação em 2014.

2- A Movile, que tem mais de 20 startups no seu portfólio, incluindo o iFood e o PlayKids, somando 100 milhões de usuários ativos mensais.

3 – A PSafe, uma startup de segurança com foco no mercado americano que oferece antivírus para smartphones com o sistema Android. Ela tem um escritório no Vale do Silício e possui 22 milhões de usuários mensais.

Como se inspirar nos unicórnios e agregar valor para o seu negócio?

Tem uma startup inovadora, que ganha em escala, que resolve as dores das pessoas e que facilita as suas vidas? Então você tem chance de fazer o seu negócio crescer!

Mas você não precisa se tornar um unicórnio para isso.

É claro que essa meta arrojada é bem interessante para fazer uma empresa prosperar, mas antes é essencial que ao menos faça o seu projeto acontecer.

Isso mesmo!

Se não tem a intenção de tornar a sua empresa valiosa, então é melhor montar outro negócio e não uma startup.

Afinal, essa é uma premissa básica desse tipo de empresa!

É claro que alcançar o patamar dos nossos unicórnios não é nada simples e ninguém aqui está dizendo que amanhã qualquer empresa vai estar lá de uma hora pra outra.

Até porque, pode ter certeza de que muita coisa aconteceu na vida desses empreendedores. Dificilmente eles chegaram ao posto de unicórnio assim sem mais nem menos.

Mas eles podem servir de inspiração pra gente e para os nossos negócios, especialmente considerando a ambição, a persistência e o foco em alcançar as metas que tiveram.

Os momentos conturbados e de perdas provavelmente virão na sua e na vida de diversos empreendedores, mas eles precisam ser contornados com muita resiliência.

A ideia aqui é: se você não tentar mais uma vez, não focar na sua meta e não tiver um pensamento de evolução, dificilmente vai alcançar um patamar de crescimento e de melhoria contínua.

Pense nisso!

Presleyson Lima - www.presleyson.com.br
Empreendedor, Empreendedor Serial, Palestrante, Investidor e Mentor

As opiniões veiculadas nos artigos de colunistas e membros não refletem necessariamente a opinião do Administradores.com.br.
Avalie este artigo:
(1)
Tags: 99 nubank pagseguro startup startups unicornios